A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos

Autores

  • Débora Rodrigues Vaz Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Denise Maria de Almeida Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Cláudia Prado Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Maria de Fatima Prado Fernandes Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p65-73

Palavras-chave:

Educação Superior, Enfermagem, Estágio, Aprendizagem, Heurístico.

Resumo

O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um heurístico para estimular a reflexão sobre o clima emocional e as dimensões relacional e comunicacional no estágio curricular supervisionado no curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A metodologia consistiu na tradução, adaptação, reorganização e desenvolvimento de um heurístico com foco na vivência durante os estágios curriculares supervisionados da Licenciatura em Enfermagem. O heurístico é composto por 53 indagações reflexivas que evidenciam quatro dimensões: o relacionamento entre o licenciando e o professor supervisor; entre o licenciando e os funcionários das instituições de saúde; entre os licenciandos e os estudantes; e entre os próprios licenciandos. O uso do heurístico pode contribuir para a reflexão sobre o estágio curricular supervisionado e auxiliar o licenciando a (re)pensar seu desempenho com vistas ao seu aprimoramento pessoal e docente a partir da análise de suas próprias emoções, relações interpessoais e estratégias de comunicação que podem interferir em seu processo de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 65–73, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p65-73. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123908.. Acesso em: 28 mar. 2024.