O Uso das TICs e da Pesquisa como Recursos Pedagógicos no Ensino de Bioquímica para o Curso de Licenciatura em Química

Autores

  • Emmanuela Ferreira de Lima Instituto Federal Goiano, campus Morrinhos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p115-120

Palavras-chave:

TIC, Metodologia de Ensino, Ensino de Bioquímica, Pesquisa.

Resumo

Com a chegada da tecnologia, o uso de computadores, tablets e celulares do tipo smartphones tem aumentado a cada dia, e a sociedade vem se adequando a essas mudanças em todas as áreas do conhecimento, e não poderia ser diferente no ensino. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vêm se tornando uma ferramenta importante de auxílio na aprendizagem, podendo conferir dinamismo às aulas e despertar o interesse dos alunos também no ensino de nível superior. Aliada às TICs, a pesquisa proporciona uma participação ativa do aluno na busca pelo conhecimento e o auxilia em seu crescimento intelectual e pessoal, dando mais autonomia e confiança na abordagem de determinados conteúdos. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida na disciplina de Bioquímica pertencente ao sétimo período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano, campus Morrinhos, Goiás, no que diz respeito ao uso de programas de computador e da pesquisa como ferramentas no estudo do tema proteínas. Os resultados obtidos foram bastante positivos, mostrando que as TICs, associadas à pesquisa, no ensino superior de Química e Bioquímica, podem ser usadas como uma alternativa para aprimorar metodologias de ensino e, por sua vez, melhorar o aprendizado dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

LIMA, Emmanuela Ferreira de. O Uso das TICs e da Pesquisa como Recursos Pedagógicos no Ensino de Bioquímica para o Curso de Licenciatura em Química. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 115–120, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p115-120. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123884.. Acesso em: 23 abr. 2024.