A Utilização da Caderneta de Saúde da Criança por Alunos de Enfermagem

Autores

  • Isadora Cardoso Salles Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Aurea Tamami Minagawa Toriyama Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p41-46

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Ensino de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

A Caderneta de Saúde da Criança (CSC) é um instrumento essencial de vigilância à saúde, e seu uso correto favorece a comunicação, a educação em saúde e a promoção da saúde infantil. A literatura aponta falhas consideráveis na utilização da CSC pelos profissionais de saúde. Assim, é importante avaliar se alunos, futuros enfermeiros, compreendem a CSC como instrumento de promoção da saúde da criança. Dessa forma, o presente estudo pretende subsidiar melhorias no ensino da Enfermagem na Saúde da Criança. Entre seus objetivos encontram-se: verificar se os alunos compreendem a função da CSC, se manusearam, preencheram ou utilizaram a CSC e se eles se sentem capacitados para utilizar corretamente a CSC. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo e quantitativo realizado com alunos do terceiro e quarto anos do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. Foi aplicado um questionário com questões objetivas e dissertativas após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a autorização da diretoria. Dos 73 alunos que responderam à pesquisa, apenas dois afirmaram não saber o que é a CSC. Mais de 30% referiram que a CSC serve para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança, e aproximadamente 20% a relacionaram à vacinação. A maioria se sente capacitada para utilizá-la, pois teve oportunidades de manuseá-la ou por considerarem-na de fácil utilização. Nenhum deles reconhece a CSC como um documento de saúde necessário para o acompanhamento integral da criança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABREU, T.; VIANA, L. & CUNHA, C. “Desafios na Utilização da Caderneta de Saúde da Criança: entre o Real e o Ideal”. JMPHC, Journal of Management Primary Health Care, vol. 3, n. 2, pp. 80-83, 2012.

ABUD, S. M. & GAÍVA, M. A. M. “Registro dos Dados de Crescimento e Desenvolvimento na Caderneta de Saúde da Criança”. Rev. Gaúcha Enferm., vol. 36, n. 2, pp. 97-105, jun. 2015.

ALVES, C. R. L.; LASMAR, L. M. L. B. F.; GOULART, L. M. H. F.; ALVIM, C. G.; MACIEL, G. V. R.; VIANA, M. R. A. et al. “Qualidade do Preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança e Fatores Associados”. Cad. Saúde Pública, vol. 25, n. 3, pp. 583-595, 2009.

BRASIL, Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Agenda de Compromisso para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

______. Manual para Utilização da Caderneta de Saúde da Criança. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. 7. ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia do Oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GOULART, L. M. H. F.; ALVES, C. R. L.; VIANA, M. R. A.; MOULIN, Z. S.; CARMO, G. A. A.; COSTA, J. G. D. & ALMEIDA, J. S. C. B. “Caderneta de Saúde da Criança: Avaliação do Preenchimento dos Dados sobre Gravidez, Parto e Recém-Nascido”. Rev. Paul. Pediatria, vol. 26, n. 2, pp.: 106-112, 2008.

LINHARES, A. O.; GIGANTE, D. P.; BENDER, E. & CESAR, J. A. “Avaliação dos Registros e Opinião das Mães sobre a Caderneta de Saúde da Criança em Unidades Básicas de Saúde”. Rev. AMRIGS, Porto Alegre, vol. 56, n. 3, pp. 245-250, jul.-set. 2012.

PALOMBO, C. N. T.; DUARTE, L. S.; FUJIMORI, E. & TORIYAMA, A. T. M. “Uso e Preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança com Foco no Crescimento e Desenvolvimento”. Rev. Esc. Enferm., USP, vol. 48, n. esp., pp. 60-7, 2014.

VIEIRA, G. O.; VIEIRA, T. O.; COSTA, M. C. O.; SANTANA NETTO, P. V. & CABRAL, V. A. “Uso do Cartão da Criança em Feira de Santana,

Bahia”. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., vol. 5, n. 2, pp. 177-184, 2005.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SALLES, Isadora Cardoso; TORIYAMA, Aurea Tamami Minagawa. A Utilização da Caderneta de Saúde da Criança por Alunos de Enfermagem. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 41–46, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p41-46. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123882.. Acesso em: 19 abr. 2024.