Inovando o Trabalho de Campo com a Articulação entre Teoria e Prática: as Disciplinas do Curso de Obstetrícia

Autores

  • Eunice Almeida da Silva Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Nádia Zanon Narchi Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Maria Aparecida de Jesus Belli Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Maryam Michelle Jarrouge Trintinália Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Nilva Teixeira Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p143-147

Palavras-chave:

Ensino, Gerência de Serviços de Saúde, Teoria, Prática Profissional, Obstetrícia.

Resumo

Este estudo tem como finalidade mostrar a estratégia de ensino utilizada nas disciplinas Administração dos Serviços de Atenção à Saúde e Estágio Curricular de Administração de Serviços de Atenção à Saúde, obrigatórias no curso de graduação em Obstetrícia da Universidade de São Paulo. O objetivo geral da estratégia foi articular o conteúdo oferecido em sala de aula às práticas em gerenciamento. Em 2014, 43 alunos cursaram as disciplinas, discutiram o conteúdo programático em sala de aula, realizaram visitas a serviços da rede privada e vivenciaram práticas de gerenciamento em serviços públicos de saúde. O objetivo específico era identificar e analisar até três situações-problema que poderiam dificultar a dinâmica de gerenciamento dos serviços públicos de saúde. A partir da análise e com base nas visitas realizadas, os alunos em grupos elaboraram um projeto visando à melhoria do gerenciamento dos serviços públicos. Os projetos deveriam responder a questão: “É possível administrar os processos, os recursos e as pessoas nos serviços públicos de atenção à saúde de maneira a agregar-lhes valor?” Todos responderam afirmativamente, evidenciando descrições de como foram compreendidas as articulações dos conceitos discutidos em sala de aula com as dificuldades e possibilidades encontradas nos cenários das práticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

SILVA, Eunice Almeida da; NARCHI, Nádia Zanon; BELLI, Maria Aparecida de Jesus; TRINTINÁLIA, Maryam Michelle Jarrouge; TEIXEIRA, Nilva. Inovando o Trabalho de Campo com a Articulação entre Teoria e Prática: as Disciplinas do Curso de Obstetrícia. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 143–147, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p143-147. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123880.. Acesso em: 18 abr. 2024.