Metodologias Ativas e Tecnologia na Educação Odontológica: Avaliação como Ferramenta de Aprendizagem

Autores

  • Mary Caroline Skelton-Macedo Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • João Humberto Antoniazzi Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Manoel Eduardo Lima Machado Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Giulio Gavini Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p169-172

Palavras-chave:

Education, Distance Learning, Endodontics, Dentistry.

Resumo

A eficácia do processo de ensino-aprendizagem deve ser destacada na avaliação discente. As mudanças ocorridas no âmbito da comunicação e a aplicação de novas tecnologias na educação exigem estudo continuado para que se estabeleçam novas estratégias para o processo como um todo. A estratégia aqui apresentada foi pautada nesses preceitos, com o objetivo de promover entre os alunos de graduação a avaliação de seus próprios desempenhos, para que se comunicassem e trocassem informações com professores, colegas e/ou as buscassem conteúdos nos livros e na internet, atendendo à andragogia. A motivação foi observar suas reações, desempenho e observações pessoais. A avaliação de uma turma de 53 alunos do curso de Odontologia noturno da FOUSP foi realizada a distância e permaneceu aberta durante uma semana, permitindo que cada um a preenchesse e a corrigisse até duas vezes antes de ela ser encerrada. Todos foram estimulados a buscar ajuda de colegas, professores, bem como recorrer a pesquisas na biblioteca e na internet. Os alunos que alcançassem nota inferior a 6,00 fariam a correção junto ao professor. Todos foram submetidos a um questionário para averiguar como estudaram e o que consideraram a respeito da estratégia. A nota média da turma foi 6,21; a máxima, 9,17; e a mínima, 2,50. Concluiu-se que houve troca de informações com colegas e professores e também a consulta de diferentes materiais. O que se considerava “cola” passou a constituir um instrumento de aprendizagem. A estratégia é viável e torna o estudante corresponsável por sua aprendizagem e desempenho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Metodologias Ativas e Tecnologia na Educação Odontológica: Avaliação como Ferramenta de Aprendizagem. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 169–172, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p169-172. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123856.. Acesso em: 28 mar. 2024.