A Simulação e a Videoconferência no Ensino de Enfermagem

Autores

  • Alessandra Mazzo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • José Carlos A. Martins Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Rui C. Negrão Baptista Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Simone Godoy Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Verónica R. Dias Coutinho Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Carlos A. Seixas Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Isabel A. Costa Mendes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Juliana Constantino Franzon Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p55-63

Palavras-chave:

Enfermagem, Simulação, Educação a Distância, Videoconferência, Educação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar os resultados da aprendizagem de estudantes de graduação em enfermagem que utilizaram estratégias de ensino simulado de baixa fidelidade com os resultados dos que usaram videoconferência do ensino simulado de alta fidelidade. Trata-se de um trabalho experimental realizado com graduandos de enfermagem do Brasil, os quais foram divididos em dois grupos e submetidos a diferentes estratégias de educação a distância: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e videoconferência. Os dados foram coletados por meio de questionários e avaliação teórica e teórico-prática. Em linhas gerais, foram comparados os dois grupos de estudantes, os quais haviam sido distribuídos aleatoriamente e submetidos ao ensino simulado de baixa fidelidade (17) e à videoconferência do treino simulado de alta fidelidade e seu respectivo debriefing (27). O estudo foi realizado seguindo os preceitos éticos. Utilizou-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os estudantes relataram que o AVA e a videoconferência auxiliaram no seu aprendizado. Observou-se ainda que foi melhor o desempenho da aprendizagem dos alunos submetidos à simulação de baixa fidelidade do que o daqueles que assistiram à videoconferência do treino simulado de alta fidelidade e seu respectivo debriefing. Conclui-se que o ensino simulado é uma estratégia de ensino eficaz que promove de modo efetivo a participação do aluno como ator de seu aprendizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALEMÁN, J. L. F.; GEA, J. M. C. & MODÉJAR, J. J. R. “Effects of Competitive Computer-Assisted Learning Versus Conventional Teaching Methods on the Acquisition and Retention of Knowledge in Medical Surgical Nursing Students”. Nurse Education Today, vol. 31, n. 11, pp. 866-871, 2011.

AUSUBEL, D. P. A Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

CAMACHO, H. M. Simulación Cibernética en las Ciencias de la Salud. Recuento Histórico en el Mundo y en Colombia y su Impacto en la Educación. 2. ed. Bogotá, Colômbia: Kimpres, 2010.

DAL SASSO, G. T. M. & SOUZA, M. L. “Computer-Assisted Simulation: Convergence in the Process of Education and Care in Nursing”. Texto & Contexto Enfermagem, vol. 15, n. 2, pp. 231-239, 2006.

FÁVERO, R. V. M. & FRANCO, S. R. K. “Um Estudo sobre a Permanência e a Evasão na Educação a Distância”. Novas Tecnologias na Educação, vol. 4, n. 2, pp. 1-10, 2006.

FILHO, C. O. M. & OLIVEIRA, A. M. B. “Invente uma Investigação do Ensino Tecnológico à Distância”. Revista Educação & Tecnologia, n. 5, pp. 62-72, 1999.

GODOY, S.; MENDES, I. A. C.; HAYASHIDA, M.; NOGUEIRA, M. S. & ALVES, L. M. M. “In-Service Nursing Education Delivered by Videoconference”. Journal of Telemedicine and Telecare, vol. 10, n. 5, pp. 303-305, 2004.

GRANT, J. S. & DAVIS, L. L. “Selection and Use of Content Expert for Instrument Development”. Research in Nursing & Health, vol. 20, n. 3, pp. 269-274, 1997.

HAWKINS, K.; TODD, M. & MANZ, J. “A Unique Simulation Teaching Method”. Journal of Nursing Education, vol. 47, n. 11, pp. 524-527, 2008.

HOADLEY, T. A. “Learning Advanced Cardiac Life Support: A Comparison Study of the Effects of Low and High-Fidelity Simulation”. Nursing Education Perspectives, vol. 30, n. 2, pp. 91-97, 2009.

LEIGH, G.T. “High-Fidelity Patient Simulation and Nursing Students Self-Efficacy: A Review of Literature”. International Journal of Nursing Education Scholarship, vol. 5, n. 1, pp. 1-16, 2008.

MARTINS, J. C. A.; MAZZO, A.; BAPTISTA, R. C. N.; COUTINHO, V. R. D.; GODOY, S.; MENDES, I. A. C. & TREVIZAN, M. A. “The Simulated Clinical Experience in Nursing Education: A Historical

Aproach”. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 25, n. 4, pp. 619-625, 2012.

MOREIRA, A. M. “Aprendizagem Significativa Crítica”. Indivisa, Boletín de Estudios e Investigación, vol. 1, n. 6, pp. 83-101, 2005.

OLIVEIRA, M. A. N. “Distance Education as Strategy for Permanent Education in Health: Possibilities and Challenges”. Revista Brasileira de Enfermagem, vol. 60, n. 5, pp. 585-589, 2007.

PASCHE, D. F. “National Humanization Policy as a Commitment to Collective Production of Changes in Management and Care Methods”. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, n. 13, Suppl. 1, pp. 701-708, 2009.

PASCHOAL, A. S.; MANTOVANI, M. F. & MÉIER, M. J. “The Perception of Permanent, Continuous, in Service Education for Nurses in a School Hospital”. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol. 41, n. 3, pp. 478-484, 2007.

PELIZZARI, A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L. & DOROCINSKI, S. I. “Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel”. Revista do Programa de Educação Corporativa, vol. 2, n. 1, pp. 37-42, 2002.

RANGEL, E. M.; MENDES, I. A. C.; CARNIO, E. C.; ALVES, L. M. M.; CRISPIM, J. A.; MAZZO, A.; ANDRADE, J. X.; TREVIZAN, M. A. & RANGEL, A. L. “Evaluation by Nursing Students in Virtual Learning Environments for Teaching Endocrine Physiology”. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 24, n. 3, pp. 327-33, 2011.

ROCHA, E. S. B.; NAGLIATE, P.; FURLAN, C. E. B.; KERSON, Rocha Jr.; TREVIZAN, M. A. & MENDES, I. A. C. “Knowledge Management in Health: A Systematic Literature Review”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 20, n. 2, pp. 392-400, 2012.

SALVADOR, M. E.; MOREIRA, R. S.; HIROMI, L.T.; PEREIRA, S. R. & CARMAGNANI, M. I. S. “Using Videoconferencing to Discuss Themes of Nursing Management in University Hospitals”. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 23, n. 5, pp. 705-708, 2010.

SCHIAVENATO, M. “Reevaluating Simulation in Nursing Education: Beyond the Human Patient Simulator”. Journal of Nursing Education, vol. 48, n. 7, pp. 388-394, 2009.

SEIXAS, C. A.; MENDES, I. A. C.; GODOY, S. & COSTA, A. L. “Implantation of a Videoconferencing System Applied to Nursing Research and Teaching Environments”. Revista Brasileira de Enfermagem, vol. 57, n. 5, pp. 620-624, 2004.

______; ______; ______. et al. “Ambiente Virtual de Aprendizagem: Estruturação de Roteiro para Curso On--line”. Rev. Bras. Enferm., vol. 65, n. 4, pp. 660-666, 2012.

SHINYASHIKI, G. T.; TREVIZAN, M.A. & MENDES, I. A. C. “Sobre a Criação e a Gestão do Conhecimento Organizacional”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 11, n. 4, pp. 499-506, 2003.

TREVIZAN, M. A.; MENDES, I. A. C.; MAZZO, A. & VENTURA, C. A. A. “Investment in Nursing Human Assets: Education and Minds of the Future”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 18, n. 3, pp. 467-471, 2010.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAZZO, Alessandra; MARTINS, José Carlos A.; BAPTISTA, Rui C. Negrão; GODOY, Simone; COUTINHO, Verónica R. Dias; SEIXAS, Carlos A.; MENDES, Isabel A. Costa; FRANZON, Juliana Constantino. A Simulação e a Videoconferência no Ensino de Enfermagem. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 55–63, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p55-63. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123765.. Acesso em: 16 abr. 2024.