Metodologias Ativas de Aprendizagem: Estudo sobre a Problematização da Realidade Social na Disciplina de Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos na EACH-USP

Autores

  • Patrícia Junqueira Grandino Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p137-141

Palavras-chave:

Formação, Graduação, PBL, Design Thinking.

Resumo

Apresentamos aqui o relato de experiência de docência sustentada em metodologia de PBL, desenvolvida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Na disciplina de Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos, assumimos o compromisso de questionar a realidade contemporânea a partir de pressupostos da psicologia e da educação, tecendo um quadro teórico crítico que desloca o debate do senso comum em direção a uma reflexão crítica e elaborada das questões emergentes da realidade social. Grupos de alunos elegem uma temática atual e desenvolvem uma investigação considerando as referências teóricas da disciplina, uma contextualização crítica da temática eleita e a realização de uma entrevista com ferramentas para desenvolver empatia (em parceria com o d-USPLeste: Laboratório de Design, Inovação e Criatividade). Os resultados apontam para uma maior qualidade na reflexão crítica, valorização da diversidade humana, quebra de estereotipias, maior facilidade de relacionamento entre estudantes e um ganho significativo na abrangência de temas sociais com enfoque interdisciplinar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Metodologias Ativas de Aprendizagem: Estudo sobre a Problematização da Realidade Social na Disciplina de Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos na EACH-USP. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 137–141, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p137-141. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123696.. Acesso em: 28 mar. 2024.