Extensão Universitária na Graduação em Nutrição: Experiências de Produção de Vídeos Educativos

Autores

  • Felipe Daun Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Pós-graduação Nutrição em Saúde Pública
  • Ana Maria Dianezi Gambardella Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p101-105

Palavras-chave:

Educação Nutricional, Educomunicação, Promoção da Saúde, Vídeo, Internet.

Resumo

Por iniciativa de alunos de graduação, foi criado o projeto USParódia, que desenvolve vídeos sobre educação nutricional e promoção da saúde dirigidos à população jovem. O presente trabalho se propõe a avaliar o desempenho dessa iniciativa e a contribuição dela para a formação dos graduandos em Nutrição. Toda a manutenção do USParódia foi atribuída aos alunos, que realizaram pesquisa na literatura científica, criaram mensagens educativas, elaboraram os roteiros, gravaram os vídeos e os divulgaram na internet. A fim de avaliar qualitativamente o aproveitamento dos discentes no projeto, foram realizadas quatro entrevistas individuais com alguns deles. Entre novembro de 2013 e março de 2016 foram produzidos 23 vídeos, abordando diversos temas sobre nutrição e saúde de maneira simples e comunicativa. Os vídeos alcançaram aproximadamente oitenta mil visualizações nesse período e apresentaram boa aceitabilidade nas redes sociais. Verificou-se que o projeto contribuiu para a ampliação da formação discente, apresentando novas ferramentas e abordagens de comunicação e didática. O estudo mostrou que o USParódia revelou-se enriquecedor bilateralmente, pois além da promoção da saúde na internet, contribuiu para a formação de seus integrantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABEDIN, Tasnima; AHMED, S; AL MAMUN, M; AHMED, S. W.; NEWAZ, S; RUMANA, N.; TURIN, T. “YouTube as a Source of Useful Information on Diabetes Foot Care”. Diabetes Research and Clinical Practice, vol. 110, n. 1, 2015, pp. e1-e4.

BANDUK, Maria Luiza Sampaio; RUIZ-MORE-NO, L; BATISTA, N. A. “A Construção da Identidade Profissional na Graduação do Nutricionista”. Interface – Comunicação Saúde Educação, vol. 13, n. 28, 2009, pp. 111-120.

BOOG, Maria Cristina Faber; VIEIRA, C. M.; OLI-VEIRA, N. L.; FONSECA, O; L’ABBATE, S. “Utilização de Vídeo como Estratégia de Educação Nutricional para Adolescentes: Comer... O Fruto ou o Produto?”. Revista de Nutrição, vol. 16, n. 3, 2003, pp. 281-293.

CARDOSO, Cléia Graziele Lima do Valle; SILVA, A.S.; VARGAS, G. J.; PASSOS, X. S. “O Papel dos Docentes na Formação de Novos Professores de Nutrição”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 38, n. 3, 2014, pp. 367-371.

DUNCAN, Ian; YARWOOD-ROSS, L; HAIGH, C. “YouTube as a Source of Clinical Skills Education”. Nurse Education Today, vol. 33, 2015, pp. 1576–1580.

GOMES, Romeu; SOUZA, E. R.; MINAYO, M. C. S.; MALAQUIAS, J. V.; SILVA, C. F. R. “Organização, Processamento, Análise e Interpretação de Dados: o Desafio da Triangulação”. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. Avaliação por Triangulação de Métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Editora Fio-cruz, 2005, pp. 185-221.

LOBO, Luiz Carlos. “Educação Médica nos Tempos Modernos”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 39, n. 2, 2015, pp. 328-332.

RECINE, Elisabetta; GOMES, R. C. F.; FA-GUNDES, A. A.; PINHEIRO, A. R. O.; TEIXEIRA, B. A.; SOUZA, J. S.; TORAL, N.; MONTEIRO, R. A. “A Formação em Saúde Pública nos Cursos de Graduação de Nutrição no Brasil”. Revista de Nutrição, vol. 25, n. 1, 2012, pp. 21-33.

SHÜTZEL, Manuel; RODRIGUES, C. J. S.; DUMONT; S. M.; PARISOTTO, V. S. “Projeto Imagem da Semana”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 36, n. 3, 2012, pp. 423-430.

SILVA, J. R.; MEDEIROS, F. B.; MOURA, F. M. S.; BESSA, W. S.; BEZERRA, E. L. M. “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Curso de Medicina da UFRN”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 39, n. 4, 2015, pp. 537-541.

SILVEIRA, João Luiz Gurgel Calvet; RODRIGUES, K. F.; SHISHIDO, M.; MORAES, P. “Pesquisa e Extensão em Saúde e a Aprendizagem nos Níveis Cognitivo e Afetivo”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 39, n. 4, 2015, pp. 550-557.

SOARES, Nadia Tavares; AGUIAR, A. C. “Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Nutrição: Avanços, Lacunas, Ambiguidades e Perspectivas”. Revista de Nutrição, vol. 23, n. 5, 2010, pp. 895-905.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Extensão Universitária na Graduação em Nutrição: Experiências de Produção de Vídeos Educativos. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 101–105, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i1p101-105. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/117737.. Acesso em: 28 mar. 2024.