Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Peer-instruction Usando Ferramentas On-line

Bruno Sanches de Lima, Carlos Alberto Moreira dos Santos

Resumo


Peer-instruction é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem que auxilia professores a quantificar, em tempo real, a compreensão e o entendimento dos tópicos ministrados em sala de aula. Instituições que desejam adequar suas salas de aula com vistas à aplicação desse método devem investir em um sistema eletrônico capaz de coletar as respostas de cada estudante quando uma questão de múltipla escolha é lançada pelo professor. Este trabalho mostra que não é só possível, mas também vantajoso o uso do peer-instruction sem a compra e a instalação de sistemas eletrônicos complexos por meio da utilização apenas de uma conexão de internet sem fio, smartphones ou laptops, algumas ferramentas on-line e redes sociais.

Palavras-chave


Peer-instruction; Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem; Interação Socioconstrutivista a Longa Distância; Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, Terry & DRON. Jon. “Three Generations of Distance Education Pedagogy”. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, vol. 12, n. 3, 2011.

COLE, Michele T.; SHELLEY, D. J.; SWARTZ, L. B. “Online Instruction, E-learning, and Student Satisfaction: A Three Year Study”. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, vol. 15, 2014.

CROUCH, Catherine H.; MAZUR, Eric. “Peer-instruction: Ten Years of Experience and Results”. American Journal of Physics, vol. 69, n. 9, set. 2001, pp. 970-977.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

LASRY, Nathaniel. “Clickers or Flashcards: Is The-re Really a Difference?”. The Physics Teach. vol. 46, n. 4, 2008, p. 242-244.

MAZUR, Eric. Peer-instruction: A User’s Manual. Harlow, Essex: Pearson Education, 2013.

MOURA, Bruna Ligabo de. Aplicação do Peer-instruction no Ensino de Matemática e Ciências Exatas para Alunos de Quinto Ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências), Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, 2016.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Thought and Language. Cambridge, MA: MIT Press, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p83-90

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Bruno Sanches de Lima, Carlos Alberto Moreira dos Santos