Portal da USP Portal da USP Portal da USP

PBL ou PBLs: a Customização do Mecanismo de Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Contábil

Fábio Frezatti, Daiana Bragueto Martins

Resumo


O objetivo desta pesquisa é tratar da questão da customização de técnicas alternativas do Problem-based Learning (PBL) nos cursos de graduação e de especialização. A análise volta-se para experiências docentes em que as vertentes Problem-based Learning (One-day One-problem), Case-based Learning e Project-based Learning se apresentam como elementos adicionais para o aperfeiçoamento do ambiente educacional da área de negócios, particularmente, da contabilidade, respeitando o conhecimento previamente adquirido pelos alunos e proporcionando a integração com o seu contexto profissional. Nesse sentido, o artigo contribui para o entendimento dos vários tipos de mecanismos relacionados à utilização de problemas no ensino da contabilidade. A investigação empírica aconteceu a partir da utilização da abordagem action research em meio a casos constituídos por turmas de graduação de forma a evidenciar experiências vivenciadas em disciplinas de controle gerencial ofertadas tanto no curso de graduação em Ciências Contábeis da FEA-USP como em cursos de pós-graduação lato sensu (Master in Business Administration – MBA) no cenário brasileiro. Entre os resultados da pesquisa destacam-se os seguintes fatos: a literatura não é convergente em relação a aspectos estruturais, e a aplicação do PBL não deve ser feita de uma única maneira, mas sim com formatos diferentes de abordagem, observando a maturidade dos alunos, a complexidade dos elementos considerados, o tempo disponível para a disciplina e o objetivo em si (discussão e/ou implementação da solução).

Palavras-chave


Problem-based Learning, Case-based Learning, Project-based Learning, Educação Contábil.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Adriana Maria Procópio de; FREGO-NESI, M. S. F. A.; SOARES, M. A.; SLOMSKI, V. G. “Aplicação do Método Problem-based Learning (PBL) no Curso de Especialização em Controladoria e Finanças”. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL, São Paulo, 2010.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de & ARANTES, Valéria Amorim. “Comunidade, Conhecimento e Resolução de Problemas: o Projeto Acadêmico da USP Leste”. In: ARAÚJO, Ulisses F. & SASTRE, Genoveva (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. São Paulo: Summus, 2009, pp. 101-122.

BARROWS, Howard S. “A Taxonomy of Problem--Based Learning Methods”. Medical Education, vol. 20, n. 6, 1986, pp. 481-486.

BENJAMIN JUNIOR, Valdomiro & CASA NOVA, S. P. C. “Teoria da Complexidade e Contabilidade: Estudo da Utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas como Abordagem Complexa no Ensino de Contabilidade”. In: 12º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, São Paulo, 2012.

COUGHLAN, Paul & COUGHLAN, D. “Action Research: Action Research for Operations Management”. International Journal of Operations & Production Management, vol. 22, n. 2, 2002, pp. 220-240.

DECKER, Isonir da Rosa & BOUHUIJS, P. A. J. “Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologia da Problematização: Identificando e Analisando Continuidades e Descontinuidades nos Processos de Ensino-Aprendizagem”. In: ARAÚJO, Ulisses F. & SASTRE, Genoveva (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. São Paulo: Summus, 2009, pp. 177-204.

ENEMARK, Stig & KJAERSDAM, F. “A ABP na Teoria e na Prática: a Experiência de Aalborg na Inovação do Projeto no Ensino Universitário”. In: ARAÚJO, Ulisses F. & SASTRE, Genoveva (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. São Paulo: Summus, 2009, pp. 17-42.

ESCRIVÃO FILHO, Edmundo & RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. “Inovando no Ensino de Administração: uma Experiência com a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)”. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, vol. 6, número especial, ago. 2008, pp. 1-9.

FREZATTI, Fábio & SILVA, S. C. “Prática Versus Incerteza: como Gerenciar o Aluno nessa Tensão na Implementação de Disciplina sob o Prisma do Método PBL?”. Revista Universo Contábil, vol. 10, n. 1, 2014, pp. 28-46.

FREZATTI, Fábio et al. ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS NA PERSPECTIVA DO CHA EM DISCIPLINA UTILIZANDO PBL: O QUE SIGNIFICA A SÍNTESE?. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 10, n. 26, p. 3-19, may 2016. ISSN 1982-6486. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v10i26.79588.

HMELO-SILVER, Cindy E. “Problem-based Learning: What and How do Students Learn?” Education Psychology Review, vol. 16, n. 3, set. 2004, pp. 235-266.

LARMER, John. “Project-Based Learning vs. Problem-Based Learning vs. X-BL”. Buck Institute for Edu-cation (BIE), jan. 2014. Recuperado de , em 28 fev. de 2015.

MARTINS, Daiana Bragueto & ESPEJO, M. M. S. B. . PBL no Ensino de Contabilidade: Guia Orientativo para Professores e Estudantes da Nova Geração. São Paulo: Atlas. 2015

.MARTINS, Daiana Bragueto; ESPEJO, Márcia Ma-ria dos Santos ; FREZATTI, F. . “Problem-based Learningno Ensino de Contabilidade Gerencial: Relato de uma Experiência Brasileira”. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), vol. 9, n. 4, 2015, pp. 430-452.

RODRIGUES, Edna de Almeida & ARAÚJO, A. M. P. “O Ensino da Contabilidade: Aplicação do Método PBL nas Disciplinas de Contabilidade em uma Instituição de Ensino Superior Particular”. Revista de Educação, Itatiba, vol. 10, n. 10, 2007, pp. 166-176.

SAVERY, John R. “Overview of Problem-based Learning: Definitions and Distinctions”. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning. vol. 1, n.1, 2006, pp. 9-20.

SIQUEIRA, José Ricardo Maia de; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; MORCH, Rafael Borges; SIQUEIRA-BATISTA, Rômulo. “Aprendizagem Baseada em Problemas: o Que os Médicos Podem Ensinar aos Contadores”. Revista Contabilidade Vista & Revista, vol. 20, n. 3, 2009, pp. 101-125.

SOCKALINGAM, Nachamma; MARTINS, D. B.; FREZATTI, F. . “Practical Issues in Implementing Problem-based Learning: an International Perspective”. In: 8º INTERNATIONAL CONGRESS PAN PBL, Concepción, Chile, 2014. [CD-ROM].

STAKE, Robert E. The Art of Case Study Research. New York: Sage Publication, 1995.WIEK, Amim; XIONG, A.; BRUNDIERS, K.; LEEUW, S. van der. “Integrating Problem and Project-based Learning into Sustainability Programs: A Case Study on the School of Sustainability at Arizona State University”. International Journal of Sustainability in Higher Education, vol. 15, n. 4, 2014, pp. 431-449.

WOOD, Diana F. “ABC of Learning and Teaching in Medicine: Problem-based Learning”. British Medical Journal (BMJ), vol. 326, n. 7384, 2003, pp. 328-330.

WOODS, Donald R. “Problem-oriented Learning, Problem-based Learning, Problem-based Synthesis, Process Oriented Guided Inquiry Learning, Peer-led Team Learning, Model-eliciting Activities, and Project-based Learning: What Is Best for You?” Industrial & Engineering Chemistry Research, vol. 53, n. 13, 2014, pp. 5337−5354.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p25-34

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Fábio Frezatti, Daiana Bragueto Martins