Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Homem Virtual (Ser Humano Virtual 3D): A Integração da Computação Gráfica, Impressão 3D e Realidade Virtual para Aprendizado de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia

Chao Lung Wen

Resumo


O projeto Homem Virtual promove a integração entre o aprendizado da anatomia topográfica e estrutural humana, da fisiologia, da fisiopatologia e de métodos de diagnósticos por imagens por meio do uso de objetos de aprendizagem interativos a partir da utilização de mídias digitais, impressoras 3D, tablets e smartphones. Existem três aspectos de destaque nesta iniciativa: a construção (modelagem de objetos digitais) das estruturas em computação gráfica 3D, utilização de recursos dinâmicos (animações) para explicar o funcionamento dos processos fisiológicos e fisiopatológicos de maneira objetiva e clara e a coordenação educacional para a organização didática dos conteúdos. De um modo geral, os recursos provenientes do projeto Homem Virtual abrem possibilidades inovadoras para aprendizagem uma vez que o seu acervo 3D estimula o estudante a observar e analisar vídeos específicos, a associar imagens com textos de referência, a identificar detalhes significativos nos conteúdos transmitidos, a personalizar objetos anatômicos e, até mesmo, a gerar objetos físicos de peças anatômicas em três dimensões com qualidade realística, por meio de impressoras 3D. E com a popularização destas, pela primeira vez na história do Brasil, é possível difundir conhecimentos científicos por meio da internet que podem ser produzidos localmente pelos usuários.

Palavras-chave


Anatomia do Corpo Humano por Computação Gráfica 3D; Objetos Educacionais de Aprendizagem; Impressora 3D; Aplicativos de Anatomia em 3D para Tablets e Smartphones.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p7-15

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Chao Lung Wen