A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático

Autores

  • Esther Jean Langdon Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116460

Palavras-chave:

xamanismo, performance, identidade étnica, índios Siona, direitos indígenas

Resumo

Entendendo o xamanismo como um modo performático, este texto explora o seu papel entre os índios Siona da Colômbia como expressão de especificidade cultural perante a violência colonial e pós-colonial. A história oral reconta como o papel xamânico transformou-se no papel do poderoso cacique curaca, em resposta adaptativa às atividades missionárias. Após a quase extinção dos xamãs praticantes no século XX, suas performances surgiram nas duas últimas décadas como uma estratégia-chave na fomentação das especificidades étnicas e nas lutas contemporâneas pelos direitos indígenas. Tanto a constituição colombiana de 1991 quanto as redes urbanas neoxamânicas associam o xamanismo à preservação ecológica, à medicina tradicional, à identidade étnica e ao bem-estar da comunidade. Em Putumayo, região caracterizada como “zona de guerra”, as performances xamânicas são uma estratégia fundamental no campo complexo das negociações entre comunidades indígenas, organizações governamentais e não governamentais, indústrias extrativas e diversos grupos armados.

Tradução: Elisa Nazarian

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Esther Jean Langdon, Universidade Federal de Santa Catarina

    Esther Jean Langdon, Pesquisador 1B de CNPq recebeu deu doutorado em 1974 da TulaneUniversity EUA. Aposentou em 2014 da Universidade Federal de Santa Catarina de sua posição de Professora Titular após de 30 anos, mas continua ativa em pesquisa e ensino. É coordenadora do INCT Brasil Plural (IBP).  Este artigo  resulta de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto"Xamanismo como Categoria Dialógica: Estudos sobre Xamanismos Contemporâneos"  Processo CNPq305117/2010-6.

Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“A Performance Da Diversidade: O Xamanismo Como Modo performático”. 2016. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116460.