Etnocinema, Juventudes e Saúde Pública: a prática social do cinema e a abordagem interdisciplinar na pesquisa

Autores

  • Eveline Stella de Araujo
  • Paulo Rogério Gallo Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129133

Palavras-chave:

Cinema e Saúde, Antropologia Audiovisual, Saúde Pública, Juventudes e Periferias, Comunicação Social.

Resumo

Propomos, neste artigo, um escopo teórico para análise da produção fílmica de jovens de periferia de São Paulo, como uma prática social do cinema, a partir dos campos da Antropologia e Cinema, Saúde Pública e Processos Criativos, e Juventudes. Os dados da revisão de literatura foram triangulados com os coletados na pesquisa etnográfica e com os construídos pela análise de um banco virtual de curtas-metragens, projetando as tecnologias de mídia como fontes de informações sobre características comportamentais e sociais. Entre os resultados estão a identificação da diversidade de expressões sociais dos jovens como peculiar a cada periferia, sendo reveladas nos filmes produzidos; o processo criativo transita entre real e virtual pelo uso das redes sociais pelos jovens e emerge como locus de pesquisa por desvelar os processos de escolha; o estímulo às práticas coletivas de criação artística revelara-se como estratégias preventivas no campo da Saúde Pública.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eveline Stella de Araujo
    Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP, pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual – GRAVI-USP e do Núcleo de Antropologia Visual e da Arte – NAVA- -CRIA-PT
  • Paulo Rogério Gallo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
    Livre-Docente em Saúde da Criança no Departamento Materno-Infantil da FSP-USP/ e coordenador do Grupo de Metodologia Aplicada (GEMA) na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Etnocinema, Juventudes E Saúde Pública: A prática Social Do Cinema E a Abordagem Interdisciplinar Na Pesquisa”. 2017. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 2 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129133.