Nos meandos do processo criativo: o ritual da desmontagem no teatro

Autores

  • Caleb Faria Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
  • Leticia Virtuoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116352

Palavras-chave:

teatro, antropologia da arte, performance, criatividade, ritual

Resumo

O presente artigo aborda o ritual de teatro conhecido como desmontagem. Acompanhamos a apresentação de Tânia Farias, integrante do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, realizado em 2014. Nesse ritual vemos a vinculação que a artista estabeleceu, para realizar sua performance, entre sua história pessoal, a história do grupo e os desafios cênicos que enfrenta. Para poder representar ela desenvolve um vocabulário próprio de conteúdos expressivos. A desmontagem evidencia esses vínculos, abrindo ao público os bastidores do processo criativo. Com base nesse material, fazemos uma discussão sobre a questão da consciência e do tácito nos rituais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caleb Faria Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

    Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, benedito calixto, primeira república, pré modernismo, museus, patrimônio, estética e critica de arte.

  • Leticia Virtuoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

    Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também é atriz e professora de teatro, pequisa a arte cênica em Porto Alegre, especialmente os aspectos relacionados ao feminismo e às mulheres na arte. 

Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Nos Meandos Do Processo Criativo: O Ritual Da Desmontagem No Teatro”. 2016. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116352.