Editorial V.12 N.1

Autores

  • Márcio Minto Fabricio Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.126712

Resumo

A partir desta edição a revista Gestão & Tecnologia de Projetos passa a publicar três números por ano, referentes à janeiro a abril (número 1), maio a agosto (número 2), setembro a dezembro 9número 3). A publicação quadrimestral visa dar maior agilidade à publicação dos artigos submetidos em fluxo contínuo, juntamente com os números especiais provenientes de chamadas temáticas ou eventos.

Neste primeiro número de 2017 são encartados cinco artigos submetidos em fluxo contínuo dentro das temáticas da revista. 

O primeiro trabalho deste número, Concepção interativa e parametrizada de edificamos de múltiplos pavimentos em concreto armado, de autoria de Felipe Tavares da Silva, professor da Universidade Federal da Bahia, apresenta resultados de uma pesquisa que desenvolve algoritmos generativos de estruturas de edificações de múltiplos pavimentos em concreto armado. O algoritmo foi baseado em expressões matemáticas de pré-dimensionamento trabalhadas pelo autor de forma a otimizar o processo de concepção e pré-dimensionamento deste tipo de estrutura. O algoritmo foi desenvolvido com o aplicativo Grasshopper e os resultados foram validados utilizando o software TQS. Além da utilização por projetistas de estruturas de concreto armado, o trabalho desenvolvido busca fornecer uma solução para apoio ao ensino de projeto de estruturas de concreto armado. 

O trabalho seguinte, Integração de tecnologias CAD/CAE/CAM no ateliê de arquitetura: uma aplicação no projeto de edifícios altos, foi desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas pelos professores e pesquisadores Gabriela Celani, Ana Maria Reis de Goes Monteiro, Juarez Moara Santos Franco, Victor Calixto, apresenta uma experiência inovadora de ensino de projeto paramétrico baseado em desempenho para o desenvolvimento integrado de edifícios, a partir da atuação de uma equipe multidisciplinar de ensino e com uma abordagem de projeto integrado a partir do uso das tecnologias CAD/CAE/CAM. 

Ainda na temática do ensino de projeto, o artigo PBL como estratégia de ensino - aprendizagem em uma disciplina de integração e gerenciamento de projetos multidisciplinares de edificações na engenharia civil dos pesquisadores Paulo Adeildo Lopes e Daiana Bragueto Martins da Universidade Estadual de Londrina, objetiva estudar a eficácia do método de Aprendizagem Baseada em Problema (Problem-Based Learning - PBL) no ensino de projeto de engenharia civil, com abordagem multidisciplinar e integrada. O trabalho apresenta como conclusões que a abordagem PBL permitiu aos alunos da disciplina de projeto integrado de engenharia civil, melhorar o desempenho em trabalhos realizados em equipes, contemplando a simulação de cenários reais de projeto e de gerenciamento e integração de soluções de diferentes disciplinas projetais. 

Tendo como foco o ensino e a inovação no desenvolvimento de produtos o artigo Ensino de Projeto do Produto: Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais, desenvolvido por Cassia de Oliveira Fernandez, Roseli de Deus Lopes, José Aquiles Baesso Grimoni e Eduardo de Senzi Zancul da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). O artigo discute modelos educacionais voltados à capacitação para o trabalho em equipe, com foco na inovação no Processo de Desenvolvimento de novos Produtos e explora as abordagem Aprendizagem Baseada em Problemas e Design Thinking no contexto de uma disciplina eletiva de Desenvolvimento Integrado de Produtos, com participação de alunos de diferentes faculdades da USP (Escola Politécnica - diferentes habilitações, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). A disciplina integra conhecimento teórico com práticas de simulação e prototipagem para o desenvolvimentos de diferentes produtos inovadores, tais como Lixeira separadora e compactadora de lixo reciclável, Graneloduto para Transporte de Grãos, Medidor de Chuva Distribuído em Rede SemFio Instalado em Postes, Sistema de Sensoriamento de Fluido em Ambientes Hospitalares, dentre outros. Como resultados os trabalhos desenvolvidos na disciplina já geraram o pedido de patentes e o primeiro trabalho citado foi reconhecimento com prêmio de desenvolvimento sustentável. 

Estes quatro trabalhos apresentam um foco no ensino e prática do processo de projeto em diferentes contextos e níveis de abordagem e complementam a edição especial sobre ensino de projeto em Arquitetura, Design e Engenharia publicado no primeiro semestre de 2016 - Reflexões e Inovações no Ensino de Projeto em Arquitetura, Urbanismo e Design

Completando o presente número, temos o artigo Contribuições do Modelo Means-End-Chain para retroalimentação de dados em empreendimentos habitacionais de interesse social de autoria de Deyvid Aléx de Bitencourt Monteiro e Luciana Inês Gomes Miron, ambos da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este artigo apresenta contribuições para retroalimentação de projetos de habitações de interesse social a partir do Modelo de Cadeias de Meios-Fins, com inovações na apresentação dos resultados de retroalimentação com múltiplas informações. 

 

 

 

Márcio M. Fabricio 

Instituto de Arquitetura e Urbanismo 

Universidade de São Paulo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-02-24

Edição

Seção

Editorial

Como Citar