Sobre a Revista

Histórico do periódico

Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) foi fundada em 2006 e atualmente é uma revista científica do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. ISSN 1981-1543.

Foco e Escopo

Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) é uma revista científica avaliada por pares e voltada à publicação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos em arquitetura, engenharia e design.

A revista viabiliza um fórum de divulgação e troca de idéias entre os pesquisadores e profissionais engajados com o desenvolvimento científico e tecnológico de inovações na gestão e na tecnologia de projetos. A revista também busca promover a transferência de tecnologias e práticas inovadoras de projeto, entre acadêmicos e profissionais ligados ao setor produtivo.

 

Tópicos Abrangidos:

- Desenvolvimento Integrado de Projetos;

- Projeto Paramétrico e Fabricação Digital;

- Modelagem da Informação da Construção (BIM);

- Levantamentos digitais, modelagem e gestão do patrimônio arquitetônico e urbanistico;

- Tecnologias de Informação e gestão do conhecimento no processo de projeto;

- Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental no Projeto;

- Colaboração e coordenação de projetos;

- Design de produtos e processos;

- Tecnologias e ferramentas de apoio ao projeto; 

- Método e Metodologia de desenvolvimento de projetos;

- Avaliação de desempenho e projeto de produto;

- Avaliação Pós-Ocupação e retro-alimentação dos projetos;

- Ensino e Divulgação da Gestão e da Tecnologia de Projetos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares:

Os artigos submetidos à Gestão & Tecnologia de Projetos são inicialmente avaliados pelos editores que verificam a adequação às temáticas da revista e atendimento aos aspectos científicos e éticos do manuscrito, considerando aprovação do projeto por conselho de ética em pesquisa, quando o texto envolve pesquisa com seres humanos, verificação de similaridade (podendo utilizar software antiplágio), rigor na apresentação das referências bibliográficas e descrição dos métodos utilizados.

Em função destas verificações o manuscrito pode ser sumariamente rejeitado (quando não abordam tema prioritário da revista ou apresenta falta grave), pode ser devolvido aos autores com recomendações de ajustes e re-submissão ou ser encaminhado para avaliação por pares (quando atende integralmente os aspectos éticos, rigor científico e adequação temática).

Para cada manuscrito são designados avaliadores independentes.  Os avaliadores da revista são preferencialmente doutores que atuam nas temáticas relativas a revista e são designados com base no tema do artigo e especialidade do avaliador. Também são considerados o distanciamento entre avaliador e autor(es), assim um avaliador não deverá atuar no mesmo departamento do(s) autor(es) do manuscrito.

A dinâmica de avaliação consiste em “avaliação por pares duplo cego" e os autores não são informados sobre quem participou da avaliação do manuscrito. Números especiais atrelados a eventos científicos são avaliados no sistema "avaliação por pares cego" em que os avaliadores tem acesso aos metadado dos autores. Em nenhuma dos casos os autores tem acesso a identidade dos revisores (avaliadores do artigo).

Para ser publicado o manuscrito deve ter indicação de aceite dos avaliadores e em caso de divergência o editor poderá designar um novo avaliador para dirimir a controvérsia. Em casos excepcionais a decisão pode ser baseada em pareceres de avaliação divergentes.

A decisão final é do editor, com base na maioria das indicações dos avaliadores e conteúdos dos pareceres das avaliações.

Com base nas avaliações o artigo pode ser:

- Aceito na forma presente,  sem necessidade de revisões;

- Aceito com necessidades de pequenos ajustes que serão verificados pelo editor;

- Solicitado revisões significativas, após o que o artigo será reencaminhado para os avaliadores originais para nova rodada de análise;

- Rejeitado.

Destacamos que é comum o manuscrito original passar por duas ou três rodadas de revisão antes de uma decisão definitiva.

Assim, o tempo de revisão de artigos é bastante variável, dependendo do tempo de resposta dos revisores e do tempo necessário para os autores realizarem as mudanças requeridas. Os autores devem estar preparados para prazos de um ano ou mais no processo de revisão.

Em todos os casos e a cada rodada de revisão os pareceres de avaliação e a fundamentação da decisão do editor são encaminhados por e-mail ao(s) autor(es).

Apenas após aprovação final no processo de revisão da revista GTP os autore(a)s podem informar o trabalho como aceito em seus CVs, enquanto tem início a etapa de revisão gramatical e formatação (a cargo dos autores) para que o artigo possa ser agendado para publicação.

O Fluxo editorial da revista Gestão & Tecnologia de Projetos segue  padrão do  Public Knowledge Project, conforme disponível no item http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/about/aboutThisPublishingSystem

 

Periodicidade e Prazos

A partir de 2024 estão planejados a publicação de três números, podendo ser estandido para quatro em função da adição de números especiais.   

Em 2023 a revista Gestão & Tecnologia de Projetos publicou três números em função do fluxo de artigos aprovado, sendo um número derivado de evento científico. 

Em 2021 e 2022 a revista Gestão & Tecnologia de Projetos publicou quatro números por ano, considerando dois números especiais relativo a edições especiais com tema definido e editores convidados e edição especial derivada de evento científico.

Até 2020 a revista publicava dois números regulares, ocasionalmente publicando um terceiro número com temática definida. 

As submissões dentro dos temas da revista estão permanentemente abertas. 

Os prazos de avaliação de artigos são variáveis pois dependemos da colaboração voluntária dos revisores. Os autores devem estar preparados para seis meses ou mais no processo de revisão.  A publicação dos artigos aceitos depende da programação de números da revista, mas a partir do aceite os autores já podem informar esta condição em suas redes de pesquisa e CV.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Ética

A Revista Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) considera o comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores, editores e avaliadores de manuscritos.

Esta declaração foi adaptada e se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines)

Princípios éticos:

As decisões dos Editores e do Conselho Editorial não serão influenciadas ou determinadas por fontes de receita.

A GTP tem um compromisso com os princípios éticos e está disposta a publicar retratações e correções quando necessário.

Com relação à reclamações éticas sobre um manuscrito ou artigo publicado, os editores tomarão as medidas necessárias para apuração de envetuais reclamações, consultado os autores e outras partes envividas.

Resolução de conflitos de interesse e violações éticas

Os editores tomarão as medidas necessárias para tentar identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação / fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem formalmente ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

 

Responsabilidade dos Editores:

Decisão de publicação: os editores responsáveis por decidir sobre quais artigos submetidos à revista devem ser publicados e são guiados pelas políticas da revista, as quais devem obedecer às exigências legais, direitos autorais e boa práticas científicas. 

Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais. 

Transparência e reclamações: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores. Os editores devem tomar medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Conflitos de interesse: os editores podem recusar avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse, por questões colaborativas no trabalho, ou por questões competitivas. Quando necessário o editor pode designar um editor especifico para cuirdar do processo editórial de determinado artigo.

Responsabilidade editorial: os editores devem sempre preservar a indentidade dos pareceristas no anonimato e tratar os manuscritos como documentos confidenciais.

 

Deveres dos Revisores (Pareceristas):

Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais, não deve divulgar qualquer informação sobre o manuscrito com terceiros.

Divulgação e conflito de interesses: os pareceristas devem manter em sigilo e não devem se utilizar indevidamente de ideias obtidas por meio da leitura dos manuscritos.

Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores, bem como devem chamar a atenção dos editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.

Deveres dos Autores:

Originalidade: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e se eles utilizam textos ou imagens de outros que isso seja devidamente citado. Plágio constitui um comportamento antiético e não é aceito pela revista.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições devem ser listados como coautores. Além disso, o autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. Cabe ao autor principal se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Publicação múltipla ou redundante: os autores não devem publicar na revista GTP manuscritos que descrevam essencialmente o mesmo conteúdo já publicados ou em vias de publicação em outro periódico.

A revista pode utiliza o sistemas de verificação de similaridade dos manuscritos.

Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes no desenvolvimento e elaboração do manuscrito, o trabalho de outros autores deve ser reconhecido e referênciado. As informações obtidas em uma conversa, correspondência ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte e identificação da origem.

Erros em trabalhos publicados: quando os autores descobrem um erro significativo em seu trabalho publicado é sua obrigação informar os editores e solicitar a correção do artigo.

Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.

 

Condições para Submissão de Artigos

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou evento; 

2. Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utiliza-las em seu artigo. A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.

3. Os autores seguem o modelo padrão de formatação de manuscritos de submissão de artigos da revista GTP.

As imagens e figuras são legíveis e apresentam boa qualidade gráfica (pelo menos 200dpi de resolução).

OBS. A formatação final dos artigos aceitos deverá ser realizada pelos autores após o aceite final e ser enviada para revista no processo de editoração. 

4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo de submissão e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e o processo de avaliação por pares.

Nos  metadados da submissão (ficha de cadastro na revista) devem ser inseridos os dados de todos os autores e co-autores, vinculação intitucional dos autores e código ORCiD <<http://orcid.org/>> de todos os autores.

5. O artigo inclui título em português e título em inglês, resumo, abstract (mínimo de 150 e máximo 350 palavras), palavras-chave e  keywords (três a cinco palavras).

No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.

6. As referências bibligráficas devem estar completas, conforme a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração e citadas de acordo com a ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.

URLs e DOIs das referências foram informadas quando possível.

Obs. Utilizar DOI nas referências ajuda os mecanismos de busca a contabilizarem as citações dos trabalhos.

7. Os autores permitem que a revista indexe os trabalhos em bases bibliográficas e acadêmicas para ampliar a difusão da publicação.

 

8. Os autores se comprometem a informar no texto (se houver) todas as fontes de financiamento para pesquisa (agências publicas ou privadas).

Por exemplo, ver recomendações da FAPESP de como informar o apoio financeiro, através de bolsas e auxílios de pesquisa: 

9. Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessarias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações.

Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõe das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da plataforma Brasil ou similares em outros países.

Site da Plataforma Brasil: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.

10. Os autores que têm seus artigos avaliados por Gestão & Tecnologia de Projetos se comprometem a contribuir na revisão de artigos quando convidados pela revista.

VER LISTA COMPLETA NO FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS.

 

Indexação, Catálogos e Bases de Dados

Catálogos

ARLA - ASOCIACIÓN DE REVISTAS LATINOAMERICANAS DE ARQUITECTURA

SEER/OJS/IBICT - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas

 

Base de Dados

DOAJ - Directory of Open Acess Journals

Portal de Periódicos CAPES 

 

Indexadores

LATINDEX

Apoio e Financiamento

Gestão & Tecnologia de Projeto é uma publicação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de editores convidados de outras instituições.

A revista esta hospedada no Portal de Periódicos do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo.

Atualmente a revista conta com importante apoio institucional e financeiro do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo e do Portal de Revistas Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP). Informações sobre o programa:http://www.revistas.usp.br/wp/?page_id=724

 

Apoio  

  • Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP)