“A tua mais completa tradução”: uma escola, uma região e uma interlocutora

Autores

  • Saint-Clair Cordeiro Trindade Júnior Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.123849

Palavras-chave:

Universidade de São Paulo, Escola Uspiana de Geografia, Amazônia, Contribuição Intelectual, Sandra Lencioni

Resumo

A Escola Uspiana de Geografia (EUG) tem se destacado, dentre outras razões, por lançar olhares interpretativos sobre diversas regiões brasileiras e sul-americanas, a exemplo do espaço amazônico, ao sistematizar uma compreensão particularizada sobre esta região. No interior dessa escola, vários têm sido os interlocutores que proporcionam um profícuo diálogo entre pesquisadores que estudam a Amazônia e o pensamento geográfico desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP).  Tendo em vista a importância desse pensamento, o presente trabalho busca considerar a contribuição da Professora Sandra Lencioni, uma das mais completas traduções daquilo que se faz e do que se produz no interior da EUG. Tal contribuição é destacada no presente artigo levando em conta tanto a sua produção intelectual, como também as orientações de teses e dissertações, que, à luz dos elementos que configuram o perfil da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP, definem uma leitura geográfica sobre o espaço regional amazônico.

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Biografia do Autor

  • Saint-Clair Cordeiro Trindade Júnior, Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

    Professor Titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - Universidade Federal do Pará Pesquisador-CNPq.

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Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Dossiê Sandra Lencioni

Como Citar

“A tua mais completa tradução”: uma escola, uma região e uma interlocutora. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 20, n. 3, p. 462–480, 2016. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.123849. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/123849.. Acesso em: 28 mar. 2024.