Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil

Autores

  • Patricia Driusso Universidade Federal de São Carlos. UFSCar. SP. Brasil
  • Mariana Tirolli Rett Universidade Federal de Sergipe; Departamento de Fisioterapia
  • Maria Cristina Cortez Carneiro Meirelles Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Departamento de Fisioterapia. MG. Brasi
  • Maria Elisabete Salina Saldanha Universidade Cidade de São Paulo. - UNICID. Brasil. SP
  • Miriam Raquel Diniz Zanetti Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Gestão e Cuidados. Unifesp. São Paulo. Brasil
  • Cristine Homsi Jorge Ferreira Universidade de São Paulo; Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/17495424022017

Palavras-chave:

Fisioterapia, Saúde da Mulher, Docentes

Resumo

Foi realizado um estudo transversal descritivo em que se avaliou o perfil dos docentes e o conteúdo ministrado em disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil. Docentes da área de Fisioterapia em Saúde da Mulher ou áreas afins de instituições públicas brasileiras foram convidados a preencher um questionário estruturado, contendo questões sobre dados pessoais, formação acadêmica, atuação profissional e conteúdo programático da disciplina. Os dados foram analisados de forma descritiva no Programa SAS, sendo que participaram 51 docentes, de 44 cursos de Fisioterapia, dos quais a maioria é do sexo feminino, com média de idade de 39,6±7,4 anos. A maior parte dos docentes realizam atividades de pesquisa, ensino e extensão e possuem mestrado e doutorado, mas apenas 25,5% estão credenciados em programas de pós-graduação stricto sensu. Todos os cursos oferecem pelo menos uma disciplina obrigatória e em 54,6% dos cursos é oferecido estágio obrigatório na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Os conteúdos ministrados e cenários de prática são diversificados, assim como o nome das disciplinas e estágios. Na maior parte dos cursos, os alunos aprendem a realizar a palpação vaginal no estágio e as habilidades práticas são treinadas de modo diversificado e em variados cenários de prática. O nome das disciplinas são variados, assim como a forma de treinamento das habilidades práticas ministradas.

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Publicado

2017-07-07

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil. (2017). Fisioterapia E Pesquisa, 24(2), 211-217. https://doi.org/10.1590/1809-2950/17495424022017