A globalizaçao cultural “contra-hegemônica” : existe uma via de expressão comunicacional indígena no ciberespaço?

Autores

  • Alexandra Aguilar Pinto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77145

Palavras-chave:

Identidade/diversidade cultural, Povos indígenas, Sociedade da informação, Internet, TICs

Resumo

O objetivo deste documento é refletir sobre o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TICs) principalmente Internet no ser humano como sujeito histórico cultural. O foco principal será o ciberespaço, mas desde um ponto de vista da chamada cibercultura, procurando enfocar-se nas identidades étnicas ou minorias culturais, que conformam um aspecto mínimo da cibercultura, mas que tem transcendido o assunto técnico informático informacional; acrescentando à comunicação em rede a “diversidade cultural”.
As mídias tradicionais em geral nunca forneceram o espaço comunicativo para as entidades minoritárias, se eram considerados era desde uma visão folclórica ou essencialista, pois ao serem parte de uma identidade nacional, eram sujeitas a uma pauta hegemônica que as qualificava como “sobreviventes” de um passado em vias de evolução.
Esta situação veio em parte a mudar desde que surgiram as redes digitais as quais permitiram uma comunicação em ambos os sentidos, existindo agora certa autonomia para pôr conteúdos e divulgá-los a uma mais ampla audiência.


 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandra Aguilar Pinto, Universidade de Brasília
    Doutoranda em Ciência da Informação, Departamento de Informação e Documentação CID, UnB. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2010-11-25

Como Citar

A globalizaçao cultural “contra-hegemônica” : existe uma via de expressão comunicacional indígena no ciberespaço?. (2010). Revista Extraprensa, 3(3), 1-13. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77145