Portal da USP Portal da USP Portal da USP

“Mangá caboclo” do Brasil: Transformações da cultura pop japonesa na convergência digital

Yuji Gushiken, Tatiane Hirata, Quise Gonçalves Brito, Taís Marie Ueta

Resumo


O presente artigo trata da reprodução e consumo de mangá (quadrinhos japoneses) no Brasil. O recorte de pesquisa são os quadrinhos brasileiros Turma da Mônica Jovem, em estilo mangá, e o modelo de negócios para o segmento que o produto editorial inaugura no país a partir da convergência com novos meios digitais. O Brasil desenvolveu historicamente uma relação singular com o mangá, que influenciou a produção brasileira de quadrinhos e demandou o desenvolvimento de um modelo de marketing editorial atento às transformações culturais e marcado pela convergência midiática na vida contemporânea.

 

 


Palavras-chave


Mangá; Convergência midiática; Transformações culturais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/extraprensa2013.77280

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário

Direitos autorais 2013 Revista Extraprensa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


ISSN: 1519-6895; ISSN Eletrônico: 2236-3467 

Universidade de São Paulo (USP) | Escola de Comunicações e Artes

Licença Creative Commons 2007 - 2017 | Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 (visualizar mapa)
Prédio 9 – sala 08 - Cidade Universitária
Butantã - São Paulo - SP | CEP 05508-020
Tel/fax: +55 11 3091 4327
E-mail: extraprensa@usp.br