A cultura caipira: reflexões sobre multiculturalismo, educação e diversidade

Autores

  • Rosália Maria Netto Prados Universidade de Mogi das Cruzes
  • Mary Angela Geraldes Secretaria do Estado de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2012.77250

Palavras-chave:

Cultura, Comunicação, América Latina

Resumo

As demandas da Educação, diante das marcantes transformações contemporâneas, a diversidade e o multiculturalismo, exigem a busca de novas perspectivas de análise para a discussão sobre os desafios da convivência no atual contexto sociocultural. Neste estudo, foram considerados não só conceitos de pluralismo e de hibridismo cultural, mas também sobre identidade cultural e processos de identificação, para fundamentar a discussão sobre os valores subjacentes ao discurso manifestado em letras de músicas de raiz, em que se reconstrói a imagem do homem do campo. A metodologia é a da análise semiótica discursiva, da desconstrução dos processos de sentido, para a reconstrução de sistemas de valores implícitos que integram o imaginário coletivo da comunidade paulista, subjacentes ao discurso do caipira. A partir desta análise, evidenciam-se os desafios da Educação como processo de formação para o diálogo intercultural.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosália Maria Netto Prados, Universidade de Mogi das Cruzes
    Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo; pós-doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo; especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua, pela Universidade de Mogi das Cruzes; e graduada em Letras e em Pedagogia, também, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atua na área de Comunicação, Letras e Linguística, com ênfase em Semiótica e Análise do Discurso.
  • Mary Angela Geraldes, Secretaria do Estado de Educação de São Paulo
    Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação, pela Universidade Braz Cubas; professora da rede pública do estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

A cultura caipira: reflexões sobre multiculturalismo, educação e diversidade. (2012). Revista Extraprensa, 5(2), 67-74. https://doi.org/10.11606/extraprensa2012.77250