A troca na sociedade rural: reflexões sobre catolicismo popular

Autores

  • Marcos Humberto Stefanini de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Guilherme Castro Ortega Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77179

Palavras-chave:

rural, urbano, rituais, troca, catolicismo popular

Resumo

Umas das conseqüências da expansão da industrialização, é a modernização, que se refletiu na relação entre campo e cidade, sendo o caipira, transformado em um símbolo do atraso nacional, e o homem da cidade representando o progresso.
O caipira vive dentro da lógica da subsistência, buscando a sobrevivência, construindo relações cotidianas dentro dessa lógica, tendo grande importância a relação com a vizinhança, que possibilita a relação material e simbólica. Outro importante fator de sociabilidade é a religião, que estabelece uma relação de troca com o trabalho, para o funcionamento da sociedade caipira.
Dentro da relação de troca, há duas festas religiosas destacáveis, a Folia de Santos Reis e a festa de São Gonçalo, rituais que obedecem regras de doações e retribuições. As ofertas buscam sanar as “dividas” com Deus e com a comunidade.

Os acontecimentos desses rituais religiosas expressam o “catolicismo popular”, quando inseridas no contexto urbano. A chegada do homem do campo na cidade implica novas relações sociais e com novos sujeitos, o que danifica o processo de troca presente na cultura camponesa.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Humberto Stefanini de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Aluno especial do Mestrado em Ciências Sociais pela UNESP-Marília
  • Guilherme Castro Ortega, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Mestrando em Ciências Sociais pela UNESP-Marília

Downloads

Publicado

2010-11-26

Como Citar

Souza, M. H. S. de, & Ortega, G. C. (2010). A troca na sociedade rural: reflexões sobre catolicismo popular. Revista Extraprensa, 3(3), 402-408. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77179