Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L: construção de um portal para a difusão da cultura latino-americana

Autores

  • Marcia Rosetto Universidade de São Paulo
  • Aparecida da Graça Guimarães Fundação Memorial da América Latina. Biblioteca Latino-Americana Victor Civita

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77154

Palavras-chave:

Biblioteca virtual, América Latina, Recursos informacionais

Resumo

Segundo a UNESCO, bibliotecas virtuais e digitais são importantes instrumentos para o acesso universal a conhecimentos e informações constituídos em meios digitais e tradicionais, e mecanismos estratégicos para a promoção da educação, da paz e valores humanos, e para a democratização da informação e conexão de culturas em todas as fronteiras geográficas e sociais. Considerando esses aspectos e a missão da Fundação Memorial da América Latina que é a difusão cultural, política, econômica e social dos países latino-americanos, foi desenvolvido a partir de 2007 o projeto para a implementação da Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L, com o propósito de promover o acesso às informações e herança cultural da região, e ampliar a difusão do conhecimento disponível e gerado pela própria instituição. Lançada em 13 de fevereiro de 2009, com interfaces em português, espanhol e inglês, trata-se de um ferramental sem similaridade na região e contou com o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, e a adoção de metodologia e tecnologia BVS da BIREME/OPAS/OMS.


 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcia Rosetto, Universidade de São Paulo
    Bibliotecária Especialista em Sistemas Automatizados da Universidade de São Paulo; Graduação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; Coordenadora técnica pelo Projeto e Implantação da Biblioteca Virtual da América Latinada Fundação Memorial da América Latina do Estado de São Paulo de jan. 2007 a dez. 2010.
  • Aparecida da Graça Guimarães, Fundação Memorial da América Latina. Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
    Gerente da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita da Fundação Memorial da América Latina

Downloads

Publicado

2010-11-25

Como Citar

Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L: construção de um portal para a difusão da cultura latino-americana. (2010). Revista Extraprensa, 3(3), 123-129. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77154