Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1. A Revista EXTRAPRENSA aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva). A publicação está condicionada à avaliação de pareceristas e do Comitê Editorial. Artigos não originais, isto é, que já publicados, somente serão aceitos em caso de edição esgotada ou de tradução para uma língua diferente da original. Serão aceitos trabalhos assinados por doutores  em autoria única ou coautoria.  Em caso de mestres, mestrandos e doutorandos os trabalhos devem ser necessariamente assinados em coautoria com um(a) doutor(a).

2. CRITÉRIOS PARA A PUBLICAÇÃO

a) Todos os trabalhos recebidos passam por análise prévia do Comitê Editorial, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo e às normas da revista. Os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc. De posse dos pareceres, o artigo é avaliado pelo Comitê Editorial. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. As modificações para nova apresentação estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo.

b) Como regra, após publicar texto na revista EXTRAPRENSA, o autor deverá observar um período de dois anos antes de nova submissão. Casos excepcionais (resenhas ou réplicas, por exemplo) serão analisados pelo Comitê Editorial da revista. 

c) As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores.

d) A submissão de originais implica a aceitação de que, em caso de publicação, o autor ceda seus direitos autorais à revista (em todos os suportes).

e) Submissões em português devem observar o Novo Acordo Ortográfico (decreto nº 6.583). 

3. ARTIGOS

a) Deverão ser digitados em formato WORD, OpenOffice ou RTF, com página no formato A4, em fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinhamento de 1,5, sem justificativa no final. Citações e referências devem ser elaboradas seguindo as normas da ABNT NBR 6029 (confira em: www.abnt.org.br  - norma técnica para apresentação de livros).
b) Deverão ter extensão de 15 a 20 páginas, para ensaios e artigos crítico-analíticos.
c) Deverão apresentar título, respeitando o limite de 74 caracteres com espaço para cada um deles.
d) Todos os artigos submetidos deverão ser finalizados com uma biografia acadêmica do autor em três linhas, digitadas em corpo 10.

3.1. RESUMOS

a) Deverão ter de 5 a 10 linhas com, no máximo, 1000 caracteres (incluindo espaços) e de 3 a 5 palavras-chave, digitadas em corpo 10. Traduzir o resumo em língua espanhola (castellana) e inglesa: o abstract e o resumen devem respeitar o limite máximo de 1000 caracteres com espaços de 3 a 5 palabras clave e keywords. É obrigatório o envio do resumo traduzido em espanhol (resumen) e em inglês (abstract).

4. RESENHAS

a) Devem ter título próprio, (em português e em inglês, respeitando o limite de 42 caracteres com espaço para cada um deles), distinto do título do trabalho resenhado, seguido pelo resumo com palavras-chave, abstract e keywords. O título deve contemplar as referências completas do trabalho que está sendo resenhado. A resenha deve terextensão de 3 a 5 páginas.

5. ENTREVISTAS

5.1 Formato de apresentação das entrevistas

As entrevistas deverão ser encaminhadas em formato textual e será necessário considerar os seguintes aspectos:

Tamanho: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter o máximo de 15 páginas;

Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês ou espanhol;

Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo, jpg ou gif, com boa resolução, acima de 100 KB, e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;

Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, outros;

Resumos: as entrevistas deverão estar acompanhadas dos resumos nos três idiomas da revista,  que consiste em um pequeno texto que forneça ao leitor a informação básica sobre o tema e deve conter informações que respondam às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”;

Formato de apresentação: a apresentação da entrevista deve estar de acordo com os padrões definidos no item 3 deste documento (salvo para o item b). Contribuições fora dos padrões definidos serão devolvidas aos respectivos autores.

5.2 Considerações sobre a autoria

Os textos podem ser elaborados por autores das pesquisas, pelo editor do periódico ou equipe editorial. Se a equipe editorial contar com o apoio de um profissional de comunicação, os textos podem ser preparados pela equipe e enviados aos autores para aprovação.

6. RELATÓRIO DE PESQUISA

O relatório de pesquisa deve ser estruturado da seguinte forma:

Resumo: apresentação concisa do texto nas três línguas da revista, destacando propósitos, hipóteses ou problemas, delineamento da pesquisa, principais observações, e conclusões.

Introdução:  demonstrar a necessidade clara da pesquisa, sua importância e relevância para a área; descrever os objetivos do estudo; explicar as origens das hipóteses e descrever as hipótese ou perguntas da pesquisa a serem respondidas.

Método: possibilitar ao leitor avaliar o delineamento da pesquisa; descrever os materiais e os sujeitos; descrever o tamanho da amostra e como foi determinada; definir operacionalmente as variáveis das hipóteses; selecionar métodos adequados a fim de permitir a duplicação do trabalho por outros.

Resultados: apresentar descrições claras e organizadas de todos dos dados pesquisados:  significativos e não-significativos, positivos e negativos; responder a todas as questões da pesquisa formuladas; ilustrar, quando possível, dados complexos com tabelas e figuras.

Discussão: apresentar e interpretar conclusões; enfatizar achados importantes; quando possível, comparar e contrastar com trabalhos anteriores relacionados. 


7. ILUSTRAÇÕES E IMAGENS


a) A reprodução de ilustrações é de inteira responsabilidade do autor. As imagens deverão ser gravadas no formato TIF ou EPS, com no mínimo 300 DPI. Para que vídeos sejam inseridos na edição digital, estes devem estar em plataforma na internet.

8. TABELAS

Devem ser inseridas no corpo do texto. Não devem ser inseridas, como anexos, no fim do documento.


9. SUBMISSÃO 


a) Os artigos são recebidos em fluxo contínuo e devem ser submetidos apenas por este sítio http://www.revistas.usp.br/extraprensa

 10. POLÍTICA DE ÉTICA E PLAGIARISMO

a) As normas detalhadas para Políticas de Ética e Plagiarismo da revista podem ser consultadas por este sítio: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/about

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • As Políticas Editoriais e as Diretrizes para Autores foram lidas integralmente e aceitas.
  • O arquivo da submissão segue as especificações técnicas dispostas nas Diretrizes para Autores.
  • O envio da contribuição, em acesso livre, não será tarifada por qualquer sistema de Processamento de Artigos (APC), bem como manterá a atribuição "Não Comercial (NC)" de acordo com o licenciamento em Creative Commons

Artigos

Destinado a pesquisadores sêniores que queiram socializar suas produções intelectuais inéditas na área de
comunicação, cultura e integração da América Latina. 

Relatórios de pesquisas

Destinado a pesquisadores que queiram socializar resultados de pesquisa realizada com ou sem financiamento. Estes textos devem ter de 10 mil a 14 mil caracteres (incluindo espaços) contendo: título em idioma vernáculo (português, espanhol ou inglês); resumo em português, espanhol (resumen) e inglês (abstract), com três a cinco palavras-chave em português, espanhol e inglês; minicurrículo do (a)(s) autor(a)(es) com até 280 caracteres, corpo do texto (em português, espanhol ou inglês) e bibliografia nas normas da ABNT. As citações devem ser feitas no corpo do texto entre parênteses ou através da referência automática do Word ou Writer. Os itens do artigo devem ser numerados em algarismo arábico de forma sequencial. Os textos devem ser enviados em cópia eletrônica gravados em arquivo no formato RTF (Rich Text
Format) ou em formato DOC (Word 97/2003). Tabelas e gráficos devem ser inclusas no arquivo de texto ou enviados em arquivos à parte, com indicativos no corpo do texto sobre sua localização com forma numérica (ex.: tabela 1, tabela 2, gráfico 1, gráfico 2). Arquivos de imagem aceitos: formato GIF ou JPEG.

  • As referências bibliográficas devem obedecer às normas Técnicas para apresentação de livros (NBR 6029) da ABNT;
  • Para as referências no corpo do texto, embora seja aceito o padrão norte americano de referências (ao longo do texto, citando o autor, ano da obra e página) privilegia-se o padrão europeu que utiliza notas de rodapé com o nome completo do autor, nome da obra e página;
  • Figuras ou ilustrações são aceitas no corpo do texto e inclusas na contagem das páginas, devendo sua apresentação seguir também as normas da ABNT;
  • As confirmações de aceitação do trabalho serão enviadas  exclusivamente por email;
  • Os trabalhos desta seção devem trazer, preferencialmente, o nome e o minicurrículo do orientador da pesquisa relatada
  • Formatos válidos de arquivos eletrônicos: "Word 97/2003" (.DOC) e "Rich Text" (.RTF); Tabelas em "Word 97/2003" (.DOC), Rich Text (.RTF) e "Excel 97/2003" (.XLS); Ilustrações apenas em JPEG (.jpg) ou GIF Estático (.gif).

Entrevistas

Entrevista inédita que abarque temas da cultura e comunicação na América Latina.

Resenhas

Comentários de obras recentemente lançadas na área de comunicação e cultura. Estes textos devem ter de 7 mil a 10 mil caracteres incluindo espaços contendo: título em idioma vernáculo (português, espanhol ou inglês), nome da obra resenhada e demais referências (autor(es), editora, ano da publicação), minicurrículo resumido do(a)(s) autor(a)(es) da resenha de até 280 caracteres, corpo do texto e bibliografia nas normas da ABNT em português e espanhol ou Normas de Chicago (inglês ou espanhol).

  • As referências bibliográficas devem obedecer às normas Técnicas para apresentação de livros (NBR 6029) da ABNT;
  • Para as referências no corpo do texto, embora seja aceito o padrão norte americano de referências (ao longo do texto, citando o autor, ano da obra e página) privilegia-se o padrão europeu que utiliza notas de rodapé com o nome completo do autor, nome da obra e página;
  • Figuras ou ilustrações são aceitas no corpo do texto e inclusas na contagem das páginas, devendo sua apresentação seguir também as normas da ABNT;
  • As confirmações de aceitação do trabalho serão enviadas  exclusivamente por email;
  • Formatos válidos de arquivos eletrônicos: "Word 97/2003" (.DOC) e "Rich Text" (.RTF); Tabelas em "Word 97/2003" (.DOC), Rich Text (.RTF) e "Excel 97/2003" (.XLS); Ilustrações apenas em JPEG (.jpg) ou GIF Estático (.gif).

Simpósio - V SICCAL

Artigos apresentados nos Grupos de Trabalho do V Simpósio Internacional sobre Cultura e Comunicação da América Latina em 2021

EM ANÁLISE

Artigos em análise, fora dos padrões da Extraprensa

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.