Psicanálise e educação no brasil a partir de 1950: um estudo histórico

Autores

  • Juliana Fernanda de Barros
  • Jorge Luís Ferreira Abrão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras. Departamento de Psicologia Clínica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p370-387

Palavras-chave:

psicanálise, educação, historiografia

Resumo

Este artigo tem por objeto apresentar uma leitura acerca da apropriação da psicanálise no contexto educacional brasileiro na segunda metade do século XX. Desse modo, foi realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos produzidos nesse período e, por meio de sua classificação em eixos temáticos e de uma análise historiográfica, foi possível identificar que a psicanálise se fez presente na educação de duas formas. Inicialmente, foi marcada por um período de estagnação em torno das produções, em detrimento do investimento clínico; posteriormente, foi afetada pela redefinição do seu papel e pelo início das discussões sobre a relação aluno-professor. Concluiu-se, então, que o modo como ocorreu a apropriação da psicanálise pela educação marca a relação entre esses campos nas práticas atuais

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Biografia do Autor

  • Juliana Fernanda de Barros
    Mestre em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Assis
  • Jorge Luís Ferreira Abrão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras. Departamento de Psicologia Clínica
    Professor adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Assis

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Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Psicanálise e educação no brasil a partir de 1950: um estudo histórico. (2017). Estilos Da Clinica, 22(2), 370-387. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p370-387