MARILENA CHAUI E O DEBATE SOBRE IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Fernando Bonadia de Oliveira Doutor, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2017.132680

Palavras-chave:

ideologia, educação, filosofia da educação brasileira, pedagogia crítica, tecnicismo

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar a contribuição dos argumentos do ensaio “ideologia e educação”, publicado por Marilena Chaui originalmente em 1980, para a fundamentação de uma percepção pedagógica da ideologia presente no interior das práticas educativas e escolares. a partir de um resgate dos eixos fundamentais da reflexão colocada por chaui pretendemos aclarar a atualidade do tema no brasil e explicitar a dimensão dos problemas por ela levantados no processo de transformação do licenciando em educador. finalmente, em forma de relato, descreverei como esta transformação foi experimentada não só por mim, quando estudante de pedagogia, mas também por colegas de curso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

de Oliveira, F. B. (2017). MARILENA CHAUI E O DEBATE SOBRE IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL. Cadernos Espinosanos, 36, 199-218. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2017.132680