v. 42 n. 3 (2016)

Publicado: 2016-09-01

Editorial

  • A ciência, sua racionalidade e os governos

    Maria Graça Jacintho Setton, Cláudia Pereira Vianna
    581-587
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220164203001

Entrevista

  • Sociologia da educação, reprodução das desigualdades e novas formas de dominação

    Kimi Tomizaki
    821-834
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420300201

Artigos

  • Desfazendo os nós heteronormativos da escola: contribuições dos estudos culturais e dos movimentos LGBTTT

    Raquel Pinho, Rachel Pulcino
    665-681
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022016148298
  • O veto transverso de FHC à LDB: o ensino religioso nas escolas públicas

    Luiz Antônio Cunha
    681-696
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609146803
  • Masculinidades, feminilidades e educação matemática: análise de gênero sob ótica discursiva de docentes matemáticos

    Lucas Alves Lima Barbosa
    697-712
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609149400
  • Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores

    Juliana Crespo Lopes, Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino, Mariana Barbato, Regina Lucia Sucupira Pedroza
    607-623
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022016144743
  • Incluindo quem? Um exame de indicadores socioeconômicos do Programa de Inclusão Social da USP

    Débora Cristina Piotto, Maria Alice Nogueira
    625-649
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609134896
  • Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930: embates em defesa da escola nova

    José Damiro de Moraes
    741-754
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609151046
  • A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais

    Luís Armando Gandin, Iana Gomes de Lima
    651-664
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609143447
  • Desigualdades de gênero na universidade pública:a prática dos docentes das ciências agrárias em estudo

    Ana Louise de Carvalho Fiúza, Neide Maria de Almeida Pinto, Elenice Rosa Costa
    803-818
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609148223
  • Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX

    Surya Pombo de Barros
    591-605
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609141039
  • Tecnologias de gênero, dispositivo de infantilidade, antecipação da alfabetização:conflitos na produção de corpos generificados

    Maria Carolina da Silva Caldeira, Marlucy Alves Paraíso
    755-772
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609152282
  • A cor da reprovação: fatores associados à reprovação dos alunos do ensino médio

    Vanessa Lima Caldeira Franceschini, Paula Miranda-Ribeiro, Marília Miranda Forte Gomes
    773-786
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609149965
  • Educação, empoderamento e lutas pelo reconhecimento: a questão dos direitos de cidadania

    Manuel Gonçalves Barbosa, Eldon Henrique Mühl
    789-802
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609150266
  • Professores de educação infantil e temas sobre inclusão de crianças com deficiência no ensino regular

    Alexandre Freitas Carvalho, Vitor Antonio Cerignoni Coelho, Rute Estanislava Tolocka
    713-726
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609151344
  • Trayectorias académicas en los estudios sobre géneros y sexualidades: tensiones entre profesionalización, activismo y experiencia biográfica

    Rafael Blanco
    727-740
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609153533

Tradução

  • Viagens em Troia com Freire:a tecnologia como um agente de emancipação

    Paulo Blikstein
    837-856
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220164203003

Errata

  • Errata

    871-871
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022016148298E