v. 43 n. 2 (2017)

Publicado: 2017-04-01

Editorial

  • Processos educativos e formação dos indivíduos na contemporaneidade

    Bruno Bontempi Jr, Emerson de Pietri
    301-309
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220174302001

Entrevista

Artigos

  • Vivencias de practicantesde pedagogías en ciencias: prácticas de conocimiento científico y pedagógico

    Marcela Gaete Vergara, Johanna Camacho González
    341-356
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201609146976
  • O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos

    Íris Susana Pires Pereira
    393-410
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702153387
  • O impacto, sobre estudantes brasileiros, de uma linguagem visual para aprender a aprender conjuntamente

    Deller James Ferreira, Kelly Ruas, Vivian Laís Barreto, Tatiane F. N. Melo, Mariana Soller Ramada, Rupert Wegerif
    427-451
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201604145153
  • Reflexiones en comunidad de práctica sobre Triángulos imposibles en clase de matemáticas

    Luis Alexander Conde Solano, Sandra Evely Parada Rico, Jorge Enrique Fiallo Leal
    453-466
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201611150509
  • ¿Qué textos leen en primer año los estudiantes de Psicología?

    María Micaela Villalonga Penna, Constanza Padilla
    515-533
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201610150998
  • Análisis sincrónico de la gobernanza universitaria: una mirada teórica a los años sesenta y setenta

    Francisco Ganga, Juan Quiroz, Paulo Fossatti
    553-568
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608135289
  • Indústria e universidade: a cooperação internacional e institucional e o protagonismo da mobilidade estudantil nos sistemas de inovação da Alemanha

    Joaquim Carlos Racy, Everton de Almeida Silva
    569-584
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608146243
  • Didática do meio:o aprender e o exemplo

    Lisete Bampi, Gabriel Dummer Camargo
    327-340
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608142140
  • Arrastão ou lagarteado? Dinâmicas em torno da prática docente na Fundação CASA

    Mauricio Bacic Olic
    357-377
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022016133882
  • Diálogos em delay:especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico

    Julio Groppa Aquino
    311-326
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608146649
  • Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica

    Sylvia De Chiaro, Kátia Aparecida da Silva Aquino
    411-426
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201704158018
  • Evolução do perfil didático-pedagógico do professor-engenheiro

    André Luiz Molisani
    467-482
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608149237
  • O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística

    Giseli Barreto da Cruz, Priscila Andrade Magalhães
    483-498
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701156893
  • Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária

    Renata de Almeida Vieira, Maria Isabel de Almeida
    499-514
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201605141169
  • Análisis de las dificultades de futuros profesores de química al leer críticamente un artículo de prensa

    Márcia Gorette Lima da Silva, Conxita Marquez Bargalló, Begonya Oliveras Prat
    535-552
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201704161715
  • La didáctica de la literatura: hacia la consolidación del campo

    Felipe Munita
    379-392
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201612151751