10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas

Autores

  • Benjamin Xavier de Paula Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Selva Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061517

Resumo

Este estudo aborda a formação de professores com vistas à implementação do estudo da História e Cultura da África e Afro-brasileira, conforme dispõe a lei federal nº 10.639/2003 e as disposições correlatas. Faz parte de uma pesquisa mais ampla cuja opção metodológica ampara-se na abordagem defendida por Canen (2008). Nessa concepção, entende-se o multiculturalismo como conceito e prática estruturante na pesquisa científica em educação e na formação de professores, bem como na pluralidade paradigmática como eixo teórico-metodológico para essas pesquisas. Essa abordagem dialoga com outras perspectivas metodológicas, a saber: o estudo acerca do estado da arte na perspectiva defendida por Ferreira (2002) e André; Romanowski (1999); e a pesquisa bibliográfica, conforme disposto em Gil (2002) e Lima; Mioto (2007). Nossas fontes de investigação são: relatório de pesquisa, consolidado a partir do banco de teses e dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre a produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado; e relatório de pesquisa, consolidado a partir do banco de artigos científicos constantes na base da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O tratamento metodológico das fontes de pesquisa efetivou-se por meio da análise crítica das referências bibliográficas e documentais. A pesquisa evidencia a invisibilidade do tema investigado antes do ano 2000 e a crescente demanda pelos estudos desta natureza nos anos posteriores.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas . (2014). Educação E Pesquisa, 40(2), 435-448. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061517