A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de Belém (PA), Brasil

Autores

  • Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000100005

Palavras-chave:

Biodiversidade, Desenvolvimento sustentável, Amazônia, Ensino de biologia, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de verificar se os conhecimentos sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável são socializados nas escolas da principal cidade da Amazônia brasileira e se alcançam função de destaque na formação escolar básica, de modo a auxiliar na formulação de uma consciência pública de valorização dos bens biológicos da região, levando-se em consideração que, nessa região, a biodiversidade é uma das maiores riquezas e o desenvolvimento sustentável, o maior alvo das políticas públicas. O trabalho foi realizado no Ensino Médio e analisou dez livros didáticos e oito propostas curriculares referentes à disciplina Biologia; ouviu ainda 24 professores e 719 alunos do 3º ano de escola públicas e particulares do município de Belém (PA), Brasil. Os resultados mostraram que os conteúdos apresentados nos livros didáticos e recomendados nas propostas curriculares possuem características universais, desvinculadas das questões regionais, e que os conhecimentos de estudantes e professores sobre biodiversidade geral, amazônica e desenvolvimento sustentável carecem de fundamentação cientifica atualizada; portanto, não alcançam significação na formulação de uma postura voltada à conservação ambiental. Como propostas, são sugeridas: a) aproximação mais significativa da escola com os conhecimentos científicos produzidos sobre questões ambientais regionais; e b) o estabelecimento de políticas públicas, em nível educacional, na região, que priorizem essas discussões na formação dos professores.

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Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de Belém (PA), Brasil . (2007). Educação E Pesquisa, 33(1), 63-79. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000100005