Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

PASSO A PASSO COMO SUBMETER OS TRABALHOS VIA PORTAL

 

A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo sítio. O autor deve cadastrar-se na revista selecionando a opção autor, gerar login e senha (http://revistas.usp.br/entrecaminos/user/register). Ao fazer o login, será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].

O processo de submissão divide-se em cinco passos. O autor deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho.

 

Diretrizes para Autores

 

1. Os trabalhos devem estar digitados em página A4, fonte Calibri, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Microsoft Word (.doc). As páginas não devem ser numeradas e não deve haver dados referentes ao autor – isso é realizado na Inclusão de Metadados.

 

2. Quadros, mapas, tabelas, imagens etc. devem ser enviados em arquivo separado, com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos. No caso das fotografias, devem estar digitalizadas com resolução acima de 300dpi, formato .JPG desde que sejam de uso livre, sem direito autoral.

 

3. As notas e citações são enquadradas pelo padrão da norma ABNT. É indispensável que os autores atentem minuciosamente para a forma de apresentar as notas e citações no corpo do texto.

 

3.1. Notas: As notas destinam-se a prestar esclarecimentos ou fazer considerações que não devam ser incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser reduzidas ao mínimo, estar dispostas em ordem numérica e inseridas na própria página e não ao final do documento.

 

Obs: Não colocar as referências em notas, isso confunde os indexadores de citações internacionais.

 

3.2. Citações: As citações dispostas no meio do texto devem seguir o padrão: (autor, ano da obra, número da página). Por exemplo: (BAJTÍN, 2008, p. 300). Caso exista a repetição de um mesmo autor em citações sucessivas deverá repetir-se o formato (autor, ano da obra, número da página). Não serão utilizados os termos "Ibid, Idem", "Id.", "Ibidem" ou "Opus cit.".

 

As citações com mais de três linhas deverão ganhar um parágrafo separado com recuo em todo o parágrafo de 3,0 cm em ambas as margens, com espaçamento entre linhas de 1,0 cm e tamanho 10. As citações com tal parágrafo separado não devem ser envolvidas por aspas e nem devem estar em itálico.

 

4. As referências bibliográficas devem vir ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo aos seguintes padrões exemplificados, segundo as normas da ABNT. Seguem exemplos:

 

4.1. Livros:

 

HALLIDAY, M.A.K. Language as a social semiotic. The social interpretation of language and meaning. Londres, E. Arnold, 1978.

 

FANJUL, A. Português e espanhol. Línguas próximas sob o olhar discursivo. São Carlos: Claraluz, 2002.

 

4.2 Trabalhos em coletâneas:

 

BAJTÍN, M. El problema de los géneros discursivos. In: Estética de la creación verbal. Trad. Tatiana Bubnova. 2 ed. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008, p. 245-290.

 

FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Veja Editora, 2ª. ed., 1992. Fonte: http://fido.rockymedia.net/anthro/foucault_autor.pdf. Acesso em 15/05/2012.

 

NÚÑEZ, R. E.; SWEETSER, E. With the Future Behind Them: Convergent Evidence From Aymara Language and Gesture in the Crosslinguistic Comparison of Spatial Construals of Time. In:  Cognitive Science: A Multidisciplinary Journal, Volume 30, Issue 3 M, 2006, p. 401-450.

 

4.3. Artigos em periódicos (versões impressa e eletrônica):

 

KULIKOWSKI, M. Z. M. & MAIA GONZÁLEZ, N. T. &. Español para brasileños. Sobre dónde determinar la justa medida de una cercanía. In: Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos. SP, ABEH, 1999. p. 11-18.

 

SERRANI, S. Análise de ressonâncias discursivas em micro-cenas para estudo da identidade linguístico-cultural. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, N 24, julho - dezembro de 1994. p.79-90    

 

4.4. Teses ou dissertações acadêmicas:

 

CELADA, M.T. O espanhol para o brasileiro. Uma língua singularmente estrangeira. Tese de doutorado em Linguística. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Condições para submissão

     

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

    As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

    1. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ).

     

    1. URLs para as referências foram informadas quando possível.

     

    1. O texto está digitado em página A4, fonte Calibri, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm.

     

    1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

    1. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Avaliação pelos pares cega foram seguidas.

     

    Política de Privacidade

     

    Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

  • Início: escolher a Seção (Artigos, Ensaios, Resenhas, Traduções, Anais das Jornadas, Criação Literária), aceitar as Condições para Submissão e a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional).

  • Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho (em formato .doc) no site e clicar em Transferir.
  • Inclusão de Metadados: informações sobre os Autores, Inclusão de Autor (se houver co-autoria), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências.
  • Transferência de Documentos Suplementares: destinado para o envio de imagens (que não possuam direito autoral) e de quadros e tabelas, desde que pertinente ao trabalho (a Comissão Editorial se reserva ao direito de rejeitar imagens que não tenham relação com o trabalho apresentado); e para o envio de declaração de ineditismo da tradução ou autorização do autor da obra traduzida.
  • Confirmação: verificar os passos anteriores e Concluir submissão.

Artigos

A Revista Entrecaminos tem interesse por trabalhos em todas as áreas das literaturas hispano-americana e espanhola, língua espanhola e estudos culturais relacionados ao hispanismo. Nesse sentido, só serão aceitos artigos relacionados a essas grandes áreas mencionadas anteriormente. Serão aceitos trabalhos em coautoria, desde que o autor principal seja discente.

Ver Diretrizes para Autores.  

Avaliação:

Os artigos serão avaliados considerando sua originalidade, ineditismo e a relevância do tema para o programa; o cumprimentos dos objetivos propostos; a coerência  e coesão na utilização dos conceitos teóricos ou críticos; o uso adequado das referências bibliográficas e do idioma em que estiver redigido. A revista não se responsabiliza pela correção dos artigos. Os textos redigidos em português deverão seguir as normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 

Ensaios

As propostas de ensaio incluem textos autorais escritos de forma mais livre do que os artigos, porém, não menos fundamentada. O ensaio deve estabelecer um diálogo, uma conversação, com o campo em que se encontra. De acordo com o que afirma Alberto Giordano, questionar e interpelar de dentro do próprio campo a que pertence, e não de seu exterior. A natureza do ensaio, especialmente com sua heterogeneidade de materiais e procedimentos, conforme o autor referido, permite com que o diálogo ocorra a partir das diversas perspectivas de análise, compondo o que se pode denominar de “ensayo de lectura”, com a manutenção de diversas posturas por parte dos autores.

Ver Diretrizes para Autores

Avaliação

As submissões de ensaios serão avaliadas por pareceristas conforme a relevância dos conteúdos que problematizam, assim como sua vinculação aos temas centrais da Revista Entrecaminos. Enfatizamos que o texto enviado não deve conter marcas de autoria que possibilitem a identificação de seu(s) autor(es).

 

Traduções

A seção Traduções contempla trabalhos relevantes e indisponíveis nas línguas portuguesa e espanhola ou, em alguns casos, textos que justifiquem uma retradução. Aceitamos traduções de textos literários e teóricos, artigos e ensaios. As traduções devem ser acompanhadas de cópia do original utilizado na tradução, bem como da autorização do detentor dos direitos autorais permitindo sua publicação em português ou espanhol, caso o texto não se encontre em domínio público. As traduções não devem exceder 10 páginas.

 

Avaliação

A qualidade da tradução será avaliada pela comissão, no entanto, a responsabilidade pela revisão é inteiramente do(s) autor(es) da tradução. É obrigatório que antes de submetê-la o(s) autor(es) realize(m), além de sua própria revisão, uma revisão técnica particular.

 

Normas específicas desta seção

A organização da tradução deve obedecer à seguinte sequência:

Título: centralizado e em negrito, caixa alta, corpo 14.

Nome do autor: nome completo do autor, abaixo do título, alinhado à direita e em negrito, corpo 12.

Nome do tradutor: nome completo do tradutor, abaixo do nome do autor, alinhado à direita, corpo 12, com Nota de Rodapé para pequena apresentação extraída do sobrenome do tradutor, filiação institucional, maior titulação acadêmica, atuação profissional atual e endereço eletrônico.

Breve apresentação da tradução: de 200 a 300 palavras, redigida pelo tradutor, expondo as razões e a relevância da tradução, comentando, inclusive, sobre a obra traduzida e seu autor.

Referências: apenas aos trabalhos citados no texto original.

Criação literária

A seção Criação literária contempla trabalhos relevantes na área espanhola e da América Latina, em língua espanhola ou portuguesa.

Normas específicas desta seção

O texto deve cumprir as seguintes exigências de formatação:

1. Os artigos devem ter o mínimo de 10 páginas (aproximadamente 300 caracteres), fonte Calibri, tamanho 12, espaço 1,5.

2. Título: centralizado e em negrito (palavras em maiúsculas), fonte Calibri, corpo 14.

3. Espaço entrelinhas: 1,5.

4. Formato da página: A4.

5. Margens: 3 cm (esquerda e superior), 2 cm (direita e inferior) com recuo de 1 cm em início de parágrafo.

6. Alinhamento do parágrafo: Justificado.

7. Nome do autor: nome completo, abaixo do título, alinhado à direita e em negrito, fonte Calibri, corpo 12. Inserir Nota de Rodapé com pequena presentação (Instituição, titulação e e-mail, apenas se o autor queira que este seja veiculado na revista).

8. Referências: apenas aos trabalhos citados no texto original.

9. Tipo de arquivo: Word for Windows (extensão doc). 

Avaliação

A qualidade do texto será avaliada pela comissão editorial. É recomendado que antes de submetê-la os autores a façam passar, além de sua própria revisão, por uma revisão técnica particular.

Anais das Jornadas

Anais das Jornadas do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP. Apenas trabalhos decorrentes de comunicação apresentada nas jornadas do programa podem ser publicados nesta seção.

Normas específicas desta seção

Além das informações presentes nas Diretrizes para autores, os textos para publicação nesta seção deverão atingir as seguintes especificações:
 
- Mínimo de 8 e máximo de 15 páginas
- Conter resumo e palavras-chave
- Referências bibliográficas

Resenhas

Nesta seção aceitamos resenhas de livros das áreas abrangidas pela revista, nacionais ou estrangeiros, editados nos dois últimos anos a contar da data de publicação do mesmo. Devem indicar a referência bibliográfica do trabalho resenhado. Avaliação: A avaliação será realizada pelo Comitê Editorial da revista.

Política de Privacidade

Política de privacidade

 

Os nomes, endereços e outras informações proporcionadas durante o processo de submissão serão utilizados exclusivamente para fins de inscrição da publicação, ficando excluída a possibilidade de utilizar tais informações para quaisquer outros propósitos.