Sobre a Revista

Objetivos e Escopo

Promover a produção e a divulgação do conhecimento em Economia por meio da publicação de artigos inéditos que forneçam uma contribuição original.

Assegurar a qualidade acadêmica dos artigos aceitos para publicação com base em um corpo editorial composto por pesquisadores e revisores qualificados.

Comprometer-se com padrões de avaliação circunscritos à qualidade acadêmica, abertos à pluralidade de ideias, teorias, metodologias e à diversidade temática de interesse da comunidade acadêmica de economistas.

Política de Acesso Livre

Com o intento de democratizar o acesso ao conhecimento científico, esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. A submissão de um artigo concede automaticamente à revista o direito de publicação. O Departamento de Economia da USP detém os direitos autorais dos artigos.

Resolução de conflitos de interesse e violações éticas

Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e impedir a publicação de artigos que envolvam procedimentos inadequados de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, falsificação ou fabricação de dados, manipulação de citações, ausência de autorizações pertinentes, ou discriminação. As situações e alegações de má conduta que forem reportadas aos editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que deliberará sobre as providências cabíveis e, se necessário, encaminhará o processo a instâncias superiores da Universidade.

A revista segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE), estabelecidas no Best Practice Guidelines for Journal Editors (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

 Preprints e Compartilhamento de Dados 

A revista Estudos Econômicos incentiva a publicação de preprints para a disseminação do conhecimento científico.

Alguns exemplos de servidores nos quais os autores podem disponibilizar previamente seus trabalhos como preprints encontram-se  em: https://preprints.scielo.org e http://repec.org/

Sobre o compartilhamento de dados de pesquisa, a SciELO fornece uma lista de repositórios especializados classificados por área em https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf

Princípios éticos

As decisões dos editores e do Conselho Editorial não podem ser influenciadas por interesses comerciais ou pecuniários. A Estudos Econômicos tem um firme compromisso em seguir os mais elevados padrões acadêmicos e éticos, não se furtando a publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas sempre que necessário. Havendo questionamentos éticos a manuscritos submetidos ou a artigos publicados, os editores tomarão as medidas cabíveis para apurá-los e, sendo procedentes, providenciarão as devidas correções ou retratações.

A revista se esforça para assegurar a originalidade dos artigos submetidos, inclusive por meio de ferramentas de identificação de similaridade de textos.

 Deveres dos Editores

  • Decisão de publicação: os editores devem guiar-se pelas políticas da revista relativas às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio.
  • Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ideologia ou crenças políticas dos autores.
  • Confidencialidade e responsabilidade editorial: os editores devem tratar os manuscritos como documentos confidenciais e se comprometer em preservar o anonimato de autores e pareceristas. Podem apenas divulgar informações sobre os manuscritos a pareceristas e membros do Conselho Editorial quando necessário consultá-los para decisões editoriais.
  • Conflitos de interesse: um editor deve se declarar impedido para avaliar um manuscrito se mantiver com o autor vínculos de amizade ou institucionais, ou rivalidades que possam gerar suspeições sobre a integridade do processo de avaliação. Nesse caso, um outro editor deve assumir a atribuição.
  • Colaboração em inquirições: os editores devem tomar as medidas cabíveis quando forem apresentados questionamentos éticos a um manuscrito submetido ou a um artigo publicado.

Deveres dos Pareceristas

  • Confidencialidade: os manuscritos devem ser tratados como documentos confidenciais, e não podem ser compartilhados ou discutidos com terceiros. Os pareceristas devem manter em sigilo quaisquer informações ou ideias obtidas com a leitura dos manuscritos, e não devem utilizá-las em proveito pessoal ou de terceiros.
  • Conflito de interesse: pareceristas devem comunicar ao Editor caso tenham com o autor vínculos de amizade ou institucionais, ou ainda rivalidades que possam levantar suspeições sobre a integridade do processo de avaliação. Nesse caso, um outro parecerista deve assumir a atribuição.
  • Revisão da literatura: os pareceristas devem se esforçar para identificar trabalhos pertinentes que não foram citados pelos autores, bem como semelhanças ou sobreposições do manuscrito com quaisquer outros artigos de que tenham conhecimento.

Deveres dos Autores

  • Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam originais, sendo prática antiética inaceitável qualquer forma de plágio.
  • A autoria do trabalho deve ser restrita aos que efetivamente contribuíram para a sua concepção e desenvolvimento. Se o artigo for aceito para publicação, serão considerados apenas os autores registrados no momento da submissão. O autor principal deve garantir a inclusão dos nomes de todos os coautores que efetivamente colaboraram na pesquisa da qual resultou o artigo, e certificar-se de que todos os coautores aprovam a versão final do manuscrito e concordam com a submissão para publicação.
  • Manuscritos que não apresentem contribuições substantivas em relação a artigos já publicados anteriormente serão rejeitados.
  • Os autores devem citar adequadamente todas as publicações que contribuíram para o manuscrito, reconhecendo explicitamente a autoria de ideias de outros autores. Tal demarcação é um imperativo ético de respeito à propriedade das ideias perseguido pela revista. Informações obtidas em conversas, correspondências ou discussões devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita, por escrito, da fonte utilizada.
  • Se os autores identificarem erros ou imprecisões após a publicação de seu trabalho, cabe-lhes informar os editores e colaborar na correção.
  • Dado o elevado número de submissões e a oferta limitada de potenciais avaliadores qualificados dispostos a cooperar, a revista adota a política de que autores que dela se beneficiam devem se comprometer a colaborar como avaliadores.
 

Histórico do periódico

A revista Estudos Econômicos é uma iniciativa do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo. Criada em 1971, tem periodicidade trimestral e é indexada no Scopus e no SciELO. Atualmente, está classificada no estrato mais elevado do Qualis da CAPES para periódicos nacionais em Economia (A1).

O Conselho Editorial é composto por pesquisadores afiliados a renomadas instituições acadêmicas, brasileiras e estrangeiras, e com competência amplamente reconhecida em suas respectivas áreas de especialização.

O corpo editorial da revista é composto também por doze editores associados, dez dos quais não vinculados à USP. A origem institucional dos autores também é bastante diversificada, incluindo pesquisadores das principais universidades brasileiras.