Sobre a Revista

Foco e Escopo

A ECONOMIA APLICADA é uma publicação trimestral do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com uma linha editorial voltada exclusivamente para artigos científicos em economia aplicada. Tem por foco a publicação de trabalhos de análise econômica aplicada a problemas específicos, tanto de interesse do setor público e privado, e que contenham, particularmente, estudos quantitativos, cujos resultados possam aproximar a teoria da realidade. A interação entre trabalho empírico e teoria, análise e política econômica é, portanto, um importante diferencial da revista. A revista ECONOMIA APLICADA coloca-se como um espaço aberto para toda a comunidade acadêmica, nacional e internacional.
Os artigos submetidos são avaliados inicialmente pelos Editores quanto a sua adequação à linha editorial da Revista. Uma vez aceita a submissão, o artigo é encaminhado para avaliação por pareceristas designados pelos Editores, no sitema double-blind. A revista não cobra taxas para submissão de artigos. A revista não cobra taxas para processamento de artigos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos são avaliados inicialmente pelos Editores quanto a sua adequação à linha editorial da Revista. Uma vez aceita a submissão, o artigo é encaminhado para avaliação por pareceristas designados pelos Editores, no sitema double-blind para minimizar a possibilidade de conflitos de interesse.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de indexação

  • EconLit - Journal of Economic Literature - American Economic Association
  • EBSCO
  • ProQuest
  • Scopus
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
  • Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades (LatinREV)
  • Directory of Open Access Scholarly Resources (ROAD)
  • Latindex
  • CrossRef
  • TheKeepers
  • CAB Abstracts
  • Global Health
  • Cabells

Copyright

Os conceitos emitidos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). A simples remessa do trabalho implica que o(s) autor(es) concordam que, em caso de aceitação para publicação, a ECONOMIA APLICADA (BRAZILIAN JOURNAL OF APPLIED ECONOMICS) passa a ter os direitos autorais para a veiculação dos artigos, tanto em formato impresso como eletrônico a eles referentes, os quais se tornarão propriedade exclusiva da ECONOMIA APLICADA (BRAZILIAN JOURNAL OF APPLIED ECONOMICS). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que seja explicitamente citada a fonte completa.

Licença

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

Política de ética em publicação e plágio

Economia Aplicada se reserva o direito de adotar sistemas para detectar plágio (p. ex. software, busca de títulos similares) em submissões, seja de forma rotineira ou quando suspeitas são levantadas. Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação / fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas à Equipe Editorial, que decidirá sobre as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade de São Paulo, se necessário.

 

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

Foi originalmente lançada em 1997 pelo Departamento de Economia da FEA-USP e pela FIPE, com o objetivo de suprir uma lacuna existente no espaço editorial do País ao optar por uma linha editorial voltada exclusivamente para artigos científicos em economia aplicada.

Atualmente, mantém o mesmo objetivo e tem por foco a publicação de trabalhos de análise econômica aplicada a problemas específicos, tanto de interesse do setor público como privado, e que contenham, particularmente, estudos quantitativos, cujos resultados possam aproximar a teoria da realidade.