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Satisfação e saúde no trabalho: aspectos conceituais e metodológicos

Maria Carmen Martinez, Ana Isabel Bruzzi Bezerra Paraguay

Resumo


Este artigo visa contribuir para a análise e discussão das relações entre satisfação e saúde no trabalho. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta-se uma visão geral sobre conceitos e modelos teóricos selecionados sobre satisfação no trabalho e abordando as relações desta com a saúde do trabalhador. Os referenciais teóricos selecionados resumem uma evolução das concepções no tema, desde aquelas que consideram o trabalhador apenas como reagindo mecanicamente a fatores externos e a satisfação no trabalho existindo unicamente em função de salários, até concepções que contemplam a interação entre aspectos psicossociais no trabalho e as subjetividades, gerando níveis de satisfação que influenciam a saúde do trabalhador. Enfatiza-se que a associação entre satisfação e saúde no trabalho e, em especial, com saúde mental, tem sido demonstrada por meio de estudos transversais, porém, são necessários mais estudos longitudinais que confirmem a relação causal destas associações, bem como mais estudos qualitativos que investiguem a dinâmica destas associações. Finalmente, são ilustradas diretrizes para concepção, implementação ou avaliação de mudanças na concepção e organização do trabalho, com foco nos aspectos psicossociais do trabalho, visando melhorias nos níveis de satisfação e, portanto, a promoção da saúde.

Palavras-chave


Satisfação no trabalho;Fatores psicossociais no trabalho;Organização do trabalho;Saúde do trabalhador;Saúde ocupacional;Saúde no trabalho;Riscos psicossociais;Ambiente psicossocial;Metodologia de pesquisa

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v6i0p59-78

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