Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios

Autores

  • Antonio Helio Junqueira Universidade Anhembi Morumbi e Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Maria Aparecida Baccega Universidade de São Paulo e Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p75-83

Palavras-chave:

comunicação, educação, teleficção, recepção, imagem

Resumo

O viver contemporâneo — imbricado em redes de hiperconexão e exacerbada midiatização das relações sociais e das intimidades — introduz e estabelece novos modos de convivência entre audiência e produtos culturais. Aí, a telenovela, principal produto ficcional de consumo massivo no Brasil, molda-se a novos modos do ver: desatentos e multifocais. Aviltam-se a imagem e o silêncio, ao mesmo tempo que se impõem tensos desafios às narrativas, em sua experimentação das possibilidades sociais da visão e da transformação social da realidade vivida. O presente artigo discute a recente experiência da exibição, no Brasil, da telenovela Velho Chico, pela Rede Globo de Televisão, bem como alguns de seus desdobramentos junto à audiência, enquanto proposta estética e narrativa profundamente inovadora frente a produtos culturais congêneres.

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Biografia do Autor

  • Antonio Helio Junqueira, Universidade Anhembi Morumbi e Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Pós-doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo (CNPq-ESPM). Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP); mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM); professor e pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), da USP (Escola do Futuro/Observatório da Cultura Digital) e da ESPM.

  • Maria Aparecida Baccega, Universidade de São Paulo e Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Professora livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Decana, docente e pesquisadora do PPGCOM-ESPM, São Paulo, coordenadora do Grupo CNPq de Pesquisa em Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces na teleficção (ESPM). 

Referências

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios. (2017). Comunicação & Educação, 22(1), 75-83. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p75-83