Educomunicação e Mediação Escolar: Um projeto educomunicativo para a relação Criança, Desenho Animado e Consumo

Autores

  • Ana Lucia Penteado Brandão Prado
  • Maria Cristina Mungioli ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p87-96

Palavras-chave:

educomunicação, Educação para a Comunicação, infância, desenho animado, mediação.

Resumo

O presente artigo aborda a relação entre infância e consumo a partir de seu estímulo pelas mídias contemporâneas. Partindo de uma concepção educomunicativa, defende-se que a partir da Educação para a Comunicação e da mediação escolar, o desenho animado pode ser empregado como ferramenta para educar criticamente as crianças, visando a sua formação como sujeitos ativos no processo comunicativo. Finalizamos o estudo com uma proposta de intervenção educomunicativa por meio da qual se preconiza na educação infantil a realização de atividades com desenho animado e suas personagens como meio de educar as crianças para as mídias e possíveis influências em relação ao consumo.

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Publicado

2016-12-16

Como Citar

Educomunicação e Mediação Escolar: Um projeto educomunicativo para a relação Criança, Desenho Animado e Consumo. (2016). Comunicação & Educação, 21(2), 87-96. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p87-96