CONEXÕES E DESCONEXÕES: UMA ANÁLISE ACERCA DO CONCEITO DE TEMPO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO E NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO SÉCULO XXI

Autores

  • Roberta Rossi Oliveira Palermo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luciana Maria Giovanni Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v28i1p105-110

Palavras-chave:

empo. Desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento humano. Educação. Professores.

Resumo

objetivo deste artigo é analisar as conexões e desconexões acerca do conceito de tempo e desenvolvimento humano, assim como discutir seus refl exos na educação e na atuação do professor no século XXI. Primeiro, é explanado o conceito de tempo com base em Adorno e respectivamente as relações possíveis com a qualidade de vida. Na sequência é apresentado o conceito de capital social tendo como apoio teórico Robert Putnam e consequentemente relaciona-se o conceito de desenvolvimento sustentável com base no relatório Brundtland. Em seguida, há uma análise dessas variáveis apresentadas que impactam a escola, seu cotidiano e os indivíduos que nela estão, ou seja, destacadamente professores e alunos. Finalmente, é discutida a educação de forma ampla e as respectivas políticas públicas, especialmente no que diz respeito à atuação de professores. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. É possível concluir que o cenário analisado envolve a presença do Banco Mundial com a indicação de “práticas de mercado”(afinal se trata de uma instituição com finalidade financeira), o que justifica ações voltadas à lógica de mercado, pelas quais o “gerenciamento” da educação se dará por meio de indicadores estatísticos, provenientes unicamente de avaliações do rendimento dos alunos, em detrimento de análises do processo educacional e de suas condições estruturais. Também foi possível concluir que a atuação profissional das pessoas indica e justifica o que essas pessoas fazem do seu tempo livre, ou seja, o tempo livre é utilizado em decorrência do seu próprio trabalho, de sua função.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Rossi Oliveira Palermo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Programa Educação: Historia,
    Política, Sociedade (EHPS). 

  • Luciana Maria Giovanni, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Programa Educação: Historia,
    Política, Sociedade (EHPS). 

Downloads

Publicado

2017-08-17

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

CONEXÕES E DESCONEXÕES: UMA ANÁLISE ACERCA DO CONCEITO DE TEMPO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO E NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO SÉCULO XXI. (2017). Cadernos CERU, 28(1), 105-110. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v28i1p105-110