Cena e protagonista: representações de escrever em periódicos

Autores

  • Cláudia Rosa Riolfi Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação
  • Suelen Gregatti da Ingreja Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.67285

Palavras-chave:

escrita, imaginário, periódicos.

Resumo

Por meio da análise de textos jornalísticos, investigamos as representações de escrever que são construídas por periódicos. O foco foram os recursos mobilizados pelas mídias para responder à necessidade de atingir um público leitor cuja formação já não se pauta por um trabalho mais rigoroso de estudo da linguagem. Um modo de escrever fundado prioritariamente na mediação pela imagem prevaleceu. Mostramos, então, três representações de escrever: 1) pintar uma cena; 2) beneficiar-se dos recursos tecnológicos para aproximar os protagonistas do leitor; e 3) substituir o que não pode ou não deve ser dito por imagens de ressonância positiva ou negativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Rosa Riolfi, Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação
    Psicanalista, doutora em Lingüística, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, integrante do GEPPEP – Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise.
  • Suelen Gregatti da Ingreja, Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduanda em Letras na Universidade de São Paulo, onde desenvolve iniciação científica no Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP).

Downloads

Publicado

2007-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cena e protagonista: representações de escrever em periódicos. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.67285