As narrativas nos filmes produzidos por Steven Spielberg

Autores

  • Eduardo Leone Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.65686

Palavras-chave:

narrativa, dramaturgia cinematográfica, efeitos especiais, montagem, edição.

Resumo

O artigo estuda os filmes de Steven Spielberg evidenciando a construção da narrativa no processo de edição cinematográfica. O estudo mostra que a carpintaria dramática constitui-se como o elemento estruturante do tempo e espaço nas narrativas que compõem a filmografia spielbergiana. A dramaturgia fílmica contemporânea, da qual S.Spielberg é um dos mais destacados representantes, repousa, na prática, sobre três princípios: o princípio da síntese cinemática, o princípio da ilusão filmíca e o princípio da
fotografia composta.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Leone, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Formou-se em Cinema na Escola de Comunicações e
    Artes, USP. Mestre e doutor em Artes, livre-docente
    e professor titular, ECA-USP. Criador do laboratório de multimedia, Medialab Prof. Antonio Guimarães Ferri,
    destacou-se por produzir uma visão esclarecedora do processo de filmagem sobretudo da edição cinematográfica. Eduardo Leone faleceu em 27 de
    setembro de 2000.

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Publicado

2007-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As narrativas nos filmes produzidos por Steven Spielberg. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.65686