Para além da canoa de papel

Autores

  • Cauê Krüger Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p75-87

Palavras-chave:

Antropologia Teatral. Antropo- logia da Performance. Antropologia da Experiência.

Resumo

O presente artigo propõe-se a contribuir
para o debate acerca da análise antropológica dos fe-
nômenos teatrais nas sociedades contemporâneas. Para
tanto, parte da análise das implicações da “Antropolo-
gia Teatral” de Eugênio Barba que, apesar de gozar de
repercussão mundial e ampla aceitação em inúmeras
pesquisas na área de artes cênicas, não possui qual-
quer validade antropológica. Em contraposição a esta
perspectiva acerca do teatro, as obras de Victor Turner,
inaugurando o que se convencionou chamar de Antro-
pologia da Performance, fornecem um arcabouço va-
lioso, mas que não raro vem sendo utilizado de forma
a-histórica, mecânica e descontextualizada. O objetivo
desta contribuição está em destacar a importância da
dimensão da experiência na obra de Victor Turner,
bem como a validade da análise, já clássica, de Pierre
Bourdieu em sua obra As Regras da Arte (1996).

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Biografia do Autor

  • Cauê Krüger, Universidade Estadual de Campinas
    Mestre em Antropologia Social/UNICAMP

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Publicado

2008-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Para além da canoa de papel. (2008). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 17(17), 75-87. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p75-87