A biblioteca escolar como espaço diferenciado: a perspectiva da cultura escolar

Autores

  • Andreza Ferreira Félix Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106607

Palavras-chave:

bibliotecas escolares, biblioteca efetiva, cultura escolar, espaço diferenciado, papel educativo

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa conduzida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - PGCI-UFMG. A pesquisa trata das práticas educativas desenvolvidas em bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte relacionando-as à cultura escolar. É apresentado o conceito de bibliotecas efetivas enquanto espaços que ofertam condições de acesso ao acervo bibliográfico mas que também se constituem como espaços de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo principal discutir qual a natureza da cultura escolar que favorece bibliotecas efetivas. Esta questão norteou o percurso da pesquisa buscando diagnosticar e analisar práticas educativas em bibliotecas escolares e sua relação a cultura escolar abarcando elementos como: como o ambiente e no qual são produzidas e os sujeitos que as produzem. A amostra foi composta de três escolas da região metropolitana de Belo Horizonte na qual participaram diretores, bibliotecários e dois professores em cada instituição. Os dados coletados foram transcritos e categorizados para análise qualitativa, de vertente intepretativa. Os resultados da pesquisa apontam para aspectos conceituais do termo cultura escolar e analisa as práticas do sujeitos como foco para entender como a biblioteca se constitui enquanto um espaço diferente da sala de aula, tais práticas e relações figuram como objeto principal deste artigo. Evidencia como esta disposição contribui positivamente para que a biblioteca exerça seu papel educativo. Conclui que a cultura escolar é uma importante dimensão de análise para compreensão da função educativa da biblioteca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreza Ferreira Félix, Universidade Federal de Minas Gerais.
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMGBibliotecária e Pedagoga, professora da educação básica na rede privada de Belo Horizonte
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais.
    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Profa. adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Downloads

Publicado

2015-04-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A biblioteca escolar como espaço diferenciado: a perspectiva da cultura escolar. (2015). Biblioteca Escolar Em Revista, 3(2), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106607