Biblioteca Escolar como uma Questão de Direitos Humanos

Autores

  • José Fernando Modesto da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Biblioteconomia
  • Ivan Siqueira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Biblioteconomia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106603

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Direitos Humanos

Resumo

Este texto problematiza os fundamentos da biblioteca escolar e o seu papel social no contexto da sociedade no século XXI, tendo por base a compreensão de que a biblioteca escolar pode ser um eficaz instrumento pedagógico e informacional na educação de crianças e jovens, podendo proporcionar importantes subsídios para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de educadores e alunos. Dada a sua relevância e possibilidades de atuação na formação educacional e na promoção dos valores democráticos correntes, sugere-se que a biblioteca escolar seja vista como um tópico de relevo dos “Direitos Humanos”. Nas considerações finais sugere-se às entidades de representação profissional a proposição de documento contemplando a inserção da “biblioteca escolar” como espaço de promoção e desenvolvimento dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, em consonância com os preceitos da legislação internacional e nacional sobre direitos das crianças e adolescentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Fernando Modesto da Silva, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Biblioteconomia
    Professor do Curso de Biblioteconomia e Documentação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Pesquisador vinculado ao Centro de Pesquisa e Tecnologia em Produção Científica da ECA/USP.
  • Ivan Siqueira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Biblioteconomia.
    Professor do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Pesquisador, leciona a disciplina “Information Literacy: saberes do século XXI” no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA/USP.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Biblioteca Escolar como uma Questão de Direitos Humanos. (2014). Biblioteca Escolar Em Revista, 3(1), 38-50. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106603