A pulsão de teatralidade e a sobrevivência do teatro na atualidade

Autores

  • Elen de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Matheus Borelli dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p126-139

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Espectador, Imaginário, Jogador.

Resumo

Este artigo busca, por meio de uma leitura de O teatro é necessário?, de Denis Guénoun, aproximar as ideias abordadas pelo autor ao conceito de “pulsão de ficção”, forjado por Suzi Frankl Sperper, em uma tentativa de refletir acerca das motivações do espectador contemporâneo ao buscar uma obra teatral. Esse pensamento, apoiado na noção da tríplice mimese, de Paul Ricoeur, irá levantar possibilidades que investigam como um espaço institucionalizado pode proporcionar terreno fértil para o cultivo dessa necessidade humana pela ficcionalização.

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Biografia do Autor

  • Elen de Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Professora de literatura e teatro na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Matheus Borelli dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Graduando em artes cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto. 

Referências

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

A pulsão de teatralidade e a sobrevivência do teatro na atualidade. (2016). Revista Aspas, 6(1), 126-139. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p126-139