Chamada para Artigos

2016-10-20

As questões que emergem do debate sobre a identidade étnico-racial de matrizes africanas e a inserção das artes cênicas no contexto dessas discussões na atualidade compõem o escopo da edição 7.1 da Revista Aspas.

 

A publicação pretende refletir sobre processos e metodologias criados no âmbito da prática artística e do ensino das artes cênicas, construídos a partir do diálogo com referências culturais de matrizes africanas, com base em uma perspectiva pós-colonial de produção do conhecimento.


A edição será pautada pelas seguintes perguntas: Como pensar novos modos de transmitir e mediar as linguagens artísticas em diálogo com questões étnico-raciais? Que outras perspectivas podem ser pensadas para além de uma narrativa centrada na relação eu-outro orientada por uma referência europeia no fazer artístico? De que maneira tais perspectivas podem ser incorporadas no âmbito pedagógico e criativo das artes cênicas?


A presente publicação tem como objetivo fomentar o debate referente às contribuições dos saberes de africanos e seus descendentes no contexto das artes cênicas, no intuito de fomentar leituras estéticas e políticas deslocadas da perspectiva eurocêntrica.

Receberemos artigos para este número até 28 de fevereiro de 2017