Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Os Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material são uma publicação do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. 

O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade dos autores.

Os Anais do Museu Paulista publicam artigos teóricos e monográficos que tenham como eixo as práticas sociais intermediadas pela materialidade e tratadas como questões históricas. A revista possui seis seções: Debates, Estudos de Cultura Material, Museus, Documentação, Bibliografia, Conservação e Restauração. A seção Debates apresenta trabalhos de natureza conceitual e metodológica ou balanços temáticos que são potencialmente polêmicos. O texto-base é acompanhado de comentários e da resposta do autor convidado. A seção Estudos de Cultura Material é a única constante, com artigos focalizando essa temática a partir de múltiplos enfoques disciplinares, advindas, por exemplo, da História, Antropologia, Arqueologia, História da Arte, Arquitetura, Urbanismo, Geografia, Sociologia. A seção Museus apresenta artigos que integram a abordagem do campo da cultura material aos contextos específicos dos Museus e da Museologia, como questões curatoriais ligadas a exposições, estudos de público, sistemas documentais, colecionismo institucional, práticas educativas, etc. A seção Conservação e Restauração reúne trabalhos que exploram pesquisas e técnicas inovadoras na recuperação de fontes documentais, especialmente objetos, edificações, paisagens e iconografias. A seção Documentos acolhe artigos que problematizam a organização e abordagem de fontes materiais, visuais e textuais, que receberam tratamento nos museus ou instituições afins. A seção Bibliografia dá grande ênfase a balanços bibliográficos, além de publicar resenhas críticas.

Só serão aceitos os artigos entregues segundo as normas explicitadas.

 

Políticas de Seção

Estudos de Cultura Material

Publica artigos focalizando a temática da cultura material a partir de múltiplos enfoques disciplinares, advindas, por exemplo, da História, Antropologia, Arqueologia, História da Arte, Arquitetura, Urbanismo, Geografia, Sociologia, etc.

A sessão acolhe dossiês temáticos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Museus

Publica artigos que integram a abordagem do campo da cultura material aos contextos específicos dos Museus e da Museologia, como questões curatoriais ligadas a exposições, estudos de público, sistemas documentais, colecionismo institucional, práticas educativas, etc.

A sessão acolhe dossiês temáticos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conservação e Restauração

Publica artigos que exploram pesquisas e técnicas inovadoras na conservação e restauração de fontes documentais, especialmente imagens (pinturas, gravuras, fotografias e demais documentos iconográficos), objetos tridimensionais, edificações e paisagens culturais.

A sessão acolhe dossiês temáticos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos

Publica artigos que problematizam a organização e abordagem de fontes materiais, visuais e textuais, que receberam tratamento nos museus ou instituições afins.

A sessão acolhe dossiês temáticos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Bibliografia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates

Publicas artigos de natureza conceitual e metodológica ou balanços temáticos que são potencialmente polêmicos. O texto-base é acompanhado de comentários realizados por autores convidados pela Editoria, seguidos de resposta do autor principal.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O recebimento de artigos tem fluxo contínuo, mas cabe aos editores responsáveis, a decisão preliminar referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas bem como a escolha da seção em que o mesmo será inserido.

A publicação de artigos dependerá da observância das normas editoriais e dos pareceres do Conselho Editorial, Comissão de Publicações e/ou assessores ad hoc. Todos os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial.

Os artigos são submetidos a dois pareceres, normalmente. Em caso de empate nas avaliações, a Editoria poderá designar um terceiro parecerista para avaliação complementar.

O prazo solicitado para envio de pareceres é de 20 dias úteis.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Fontes de indexação

  • Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal - Red AlyC
  • Classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - QUALIS/Capes - conceito A, Internacional
  • Associação Nacional de Professores de História/Grupo de trabalho Editores de História - ANPUH/GT Editores de História, nota A, Internacional (69 pontos)
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - Latindex
  • Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - CLASE

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

  • Fundo de Pesquisas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo - MP/USP.
  • Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP - Comissão de Credenciamento
    Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - Departamento Técnico.